16/04/2015 16h39 – Atualizado em 16/04/2015 16h39
O estado de Mato Grosso registrou abate de 375,66 mil cabeças de bovinos no mês de março. A informação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O número representa um crescimento de 8,33% em relação ao mês de fevereiro. Foi a maior alta em oito meses, mas ainda abaixo da média registrada nos últimos cinco anos.
O abate de fêmeas registrou crescimento de 2,5% e o de machos teve elevação de 15%. “a difícil tarefa da indústria em buscar animais terminados continua. Um dos motivos desse maior abate de machos é o final da estação chuvosa que é, também, o período final de engorda nas pastagens. Além disso, ao ajustar a lotação retirando parte da carga animal proveniente dos bois gordos, preserva-se o pasto para a seca que se aproxima”, diz o Imea.
Os técnicos do instituto apontam ainda que a produção de carne bovina em Mato Grosso tem sido cada vez mais proveniente de animais mais jovens. Para eles, isso é resultado de maior eficiência e produtividade do setor.
“Uma carne mais nova e com maior qualidade, além de abrir oportunidades para negociações com mercados externos mais exigentes, resulta em uma maior rentabilidade, uma vez que o produtor tem uma maior taxa de desfrute do seu rebanho”, diz o Imea.
Fonte: Globo Rural