08/05/2015 15h48 – Atualizado em 08/05/2015 15h48
Com a crescente demanda pela raça Nelore de linhagem Lemgruber, conhecida pelo alto potencial de alimentação a pasto e por sua docilidade, o criador de Dois Irmãos do Buriti (MS) e proprietário da Fazenda Elge, Ricardo Alonso, junto à Fazenda Mundo Novo (MG), uniram-se para disponibilizar 100 touros no mercado por meio de um leilão inédito em Mato Grosso do Sul. No formato virtual o leilão será o primeiro a disponibilizar a linhagem em grande escala no Estado, com transmissão no dia 12 de maio, pelo Canal do Boi, às 20h30 (DF).
A atividade de Alonso como produtor rural está focada na seleção dos seus animais criados a pasto, o que influencia diretamente no baixo custo de produção. “São animais rústicos e eficientes, capazes de produzir a proteína vermelha a partir da pastagem disponível, independente do clima, o que torna a prática sustentável e rentável, levando em consideração que a pastagem é o alimento mais barato no ponto de vista do criador”, afirma.
“A docilidade, a taxa de fertilidade, conformação e terminação da carcaça, o temperamento e a tolerância a parasitas, fazem da linhagem um estimulante para a pecuária progressista e lucrativa“, destaca Alonso ao sinalizar que em Mato Grosso do Sul seu rebanho é monitorado pelos técnicos do programa de Melhoramento Genético Geneplus Embrapa.
O criador enfatiza que a adaptação ao ambiente de pasto, fertilidade e aptidão econômica são pilares que formam a filosofia de seleção seguida pelos criadores do nelore Lemgruber. “Com essa ordem de prioridades ofereceremos aos pecuaristas uma genética plenamente adaptada às nossas condições e, que seja ao mesmo tempo, eficiente e demandando baixos custos de produção”.
Entre os animais destaques que serão ofertados no próximo dia 12 estão filhos do touros Bitelo DS, Brutus da MN, Jamanda da MN, Elge 0333, além de netos do Tango, do Cachimbo da MN, do Bau, Rambo e do Denso DS.