08/05/2015 15h37 – Atualizado em 08/05/2015 15h37
ABIEC participa de solenidade do lançamento do Plano de Defesa Agropecuária (PDA) no Palácio do Planalto
Nesta quarta-feira (6), Antônio Jorge Camardelli, presidente da ABIEC – Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne, participou de solenidade no Palácio do Planalto (DF), onde foi anunciado o lançamento do Plano de Defesa Agropecuária (PDA) pela ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
A ABIEC também foi signatária ontem, em conjunto com outras entidades, de um Termo de Adesão ao Plano. Pelo Termo, o setor privado se compromete em apoiar as metas do PDA e em construir – em parceria com os serviços públicos – ações que visem fortalecer a defesa agropecuária no país.
O PDA tem como principais componentes a Modernização e Desburocratização, a atualização dos Marcos Regulatórios, criação de Suporte Estratégico, Sustentabilidade Econômica e Metas de Qualidade para a Defesa Agropecuária no Brasil.
“Iniciativas que visam desburocratizar e agilizar processos são muito bem vindas e a ABIEC está empenhada em apoiá-las. Um exemplo é o Canal Azul, que faz parte do PDA”, afirma Camardelli. O presidente explica que, há dois anos, foi implementado o lacre eletrônico, tecnologia que possibilita a redução do tempo gasto com trâmites burocráticos na liberação de cargas de carne bovina com destino ao porto de Santos, em São Paulo. Batizado de Canal Azul, a iniciativa é resultado de uma parceria entre ABIEC, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Instituto de Tecnologia de Software, Ceitec e Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).