25.4 C
Dourados
sábado, 30 de novembro de 2024
- Publicidade-

Destaque na pecuária de corte e leite, Paranaíba sedia em julho duas feiras agropecuárias

- Publicidade -

03/07/2015 15h04 – Atualizado em 03/07/2015 15h04

O município de Paranaíba, que faz divisa com Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, se destaca pela pecuária de corte e de leite, correspondendo a 80% da economia local. Para demonstrar os efeitos do desempenho positivo do setor na cidade, o sindicato rural da cidade em parceria com a Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, realiza entre os dias 1º e 12 de julho, a 53ª Expopar – Exposição Agropecuária de Paranaíba e a 13ª Expoleite, no Tatersal do Parque Exposições Daniel Martins Ferreira. As feiras fazem parte das comemorações da cidade que, neste sábado (04), completa 158 anos.

Este ano a programação foi dividida em duas partes. Os primeiros oito dias de evento serão voltados aos produtores rurais, com leilões, julgamentos, torneios e palestras. A segunda parte da programação é festiva, atendendo ao público geral que poderá acompanhar o rodeio e shows. Sobem ao palco, a cantora Damara (04/07), que abre a agenda de shows. Eduardo Costa (09.07), Jads e Jadson (10.07), João Bosco e Vinicius (11.07), entre outras atrações regionais.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, Wilberto Antonio de Amaral, o objetivo é registrar números maiores que a edição de 2014. “No ano passado, cerca de 100 mil pessoas visitaram a feira e mais de 4 mil animais foram comercializados, sendo que, deste total, 205 eram touros reprodutores. A expectativa nesta edição é que, nos 12 dias de evento, consigamos superar o número de público, vendas e animação”, ressalta.

Comprovando a potencialidade do município, os produtores de leite da região poderão participar do Torneio Leiteiro. A competição consiste em ordenhar os animais, seguindo as boas práticas agropecuárias, como a higiene dos equipamentos de ordenha e os cuidados do ordenhador. Vence quem alcançar a maior produção de leite. Uma novidade deste ano é o desfile de cães. Na passarela, 150 animais, de diferentes raças, com beleza e adestramento serão apresentados ao público.

Como já é de tradição, a Expopar homenageia um nome do cenário político e rural do Estado. Nesta edição, a homenagem será ao ex-governador de Mato Grosso do Sul, Marcelo Miranda, durante a abertura oficial da feira, marcada para sábado (04), às 18 horas no Tatersal do Parque de Exposições de Paranaíba. Na cerimônia também será oficialmente aberta a 13ª Expoleite. Até o dia 08 de julho a entrada é gratuita.

Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado. O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.

Foto: Divulgação

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-