26.2 C
Dourados
sexta-feira, 1 de novembro de 2024
- Publicidade-

Embrapa firma cooperação técnica com empresa uruguaia para avaliação da genética vegetal naquele país

- Publicidade -

16/12/2015 15h44 – Atualizado em 16/12/2015 15h44

O chefe-geral da Embrapa Trigo, Sergio Roberto Dotto, e o gerente-geral da Embrapa Produtos e Mercado, Frederico Ozanan Machado Durães, assinam, como representantes da Embrapa, na próxima quinta-feira, dia 17, contrato de cooperação técnica entre a Embrapa e a empresa Procampo Uruguay SRL que visa a avaliação, seleção e o desenvolvimento de cultivares BRS no território uruguaio.

O contrato, amplo, visa o desenvolvimento de mercado para produtos da genética Embrapa naquele país, por meio de: avaliação do comportamento das cultivares ou linhagens da Embrapa no território uruguaio; validação do sistema de produção de sementes com as cultivares ou linhagens da Embrapa no território uruguaio; promover o desenvolvimento de mercado e a transferência de tecnologia para o cultivo e produção de sementes; registrar, proteger e produzir sementes das classes previstas no contrato de cultivares Embrapa selecionadas para exploração comercial no território uruguaio. A empresa poderá, também, explorar comercialmente as cultivares da Embrapa que forem protegidas e registradas no Uruguai por meio da cooperação firmada.

A Procampo é uma empresa uruguaia que se dedica exclusivamente à produção, importação, exportação e venda no Uruguai de sementes de cultivos de inverno (trigo, cevada, aveia, canola), cultivos de verão (girassol, sorgo forrageiro, sorgo granífero, milho e soja) e demais espécies forrageiras.

É a empresa que multiplica as sementes das variedades públicas mais difundidas no Uruguai por meio de convênio entre o INIA e a Associação de Produtores de Sementes do Uruguai.
Segundo o Gerente Adjunto de Mercado da Embrapa Produtos e Mercado, Rafael Vivian, o contrato permitirá à Embrapa maior inserção no segmento internacional de genética vegetal, podendo conquistar consumidores de um país com tradição na produção de cereais de inverno. De acordo, ainda, com ele, “em período de dificuldades para o trigo e demais cereais de inverno no sul do país, como o que passamos no momento, o acordo abre portas para novas oportunidades conjuntas e integração de esforços entre as empresas para o desenvolvimento de cultivares de alto valor agregado para o produtor”, finaliza.Pela Procampo, o contrato será assinado por seu Diretor German Verdier.

Embrapa firma cooperação técnica com empresa uruguaia para avaliação da genética vegetal naquele país

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-