18/05/2016 10h39 – Atualizado em 18/05/2016 10h39
A força do homem do campo representada através dos homenageados, ficou em evidência na sessão solene de entrega de honrarias a personalidades de destaque no agronegócio, realizada na noite desta terça-feira (17) no auditório do SRD (Sindicato Rural de Dourados). O evento é uma parceria da Câmara Municipal de Dourados e Sindicato, como parte da programação da 52ª Expoagro.
Receberam a honraria Cleyton Marcelino Teixeira de Souza, Estevão Minhos, Marcos de Resende Andrade, Paulo Luciano de Souza e Gessi Ceccon. Segundo Lúcio Damália, presidente do Sindicato, não foi uma tarefa fácil escolher os nomes de destaque, mas estes cinco se sobressaíram pela caminhada que percorreram e porque representam a força do agronegócio.
Damália ainda pontua que Dourados é uma cidade de origem agrícola e que é “grande graças aos homens e mulheres do agronegócio”. “O Sindicato de Dourados também é um dos mais fortes, graças as pessoas que contribuem para isso”, relata.
O presidente ainda lembrou o quão difícil foi para alguns dos homenageados, assim como para outros produtores, chegarem a essa região quando ainda não havia asfalto ou energia elétrica. “Vocês viveram e sabem como é apanhar de ONG, apanhar de índio, onde mais vale uma invasão do que uma escritura lavrada em cartório. Esses homens [homenageados] representam a força do agronegócio, que é fundamental para manter o Brasil”, relatou, agradecendo à Câmara pela parceria e oportunidade de homenagear esses produtores rurais.
“O Sindicato de Dourados também é um dos mais fortes, graças as pessoas que contribuem para isso”, destacou o presidente do Sindicato Rural, Lúcio Damália
Idenor Machado, presidente da Câmara Municipal, lembrou que os homens que receberam as honrarias têm trabalho que fez história em Dourados, contribuindo para o crescimento do setor. “Temos o privilégio de homenagear aqueles que mesmo com as intempéries e momentos de crise, mesmo com as dificuldades diárias, buscam soluções para que o alimento chegue à mesa do povo”, relatou, lembrando ainda que a Expoagro além de movimentar o agronegócio regional, ainda é uma demonstração de potência produtiva para o setor.
O Secretário de Estado da Produção e Agricultura Familiar, Fernando Mendes Lamas, destacou as proporções tomadas pela Expoagro, que já se tornou uma feira internacional. Também relatou como um ato extremamente relevante a sessão de homenagens, destacando que foram escolhidas pessoas de várias atividades, que vão desde o pequeno produtor de leite, até o pecuarista, o que trabalha mais na área da agricultura e o pesquisador. “Eu parabenizo pela iniciativa, pelo brilhantismo e pela capacidade de identificar no seio da sociedade de Dourados, pessoas com o curriculum que esses homenageados têm”, frisou.
Em nome dos homenageados da noite, foi escolhido para usar a palavra o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Gessi Ceccon. Ele disse que este é um dos momentos mais importantes de sua vida, pois significa o reconhecimento daquilo que faz. “Ser reconhecido pela sociedade, dá mais gás para trabalhar todos os dias”, afirmou.
Ele disse ter certeza que na unidade de Dourados da Embrapa foi onde encontrou seu lugar. “Assim como vocês, que eu acredito que também encontraram seu lugar aqui na região”, disse se referindo aos demais que receberam as honrarias. Ceccon, que tem pesquisa desenvolvida em Dourados com reconhecimento internacional, dedicou sua homenagem aos filhos e a seus alunos orientandos que confiaram a ele esse papel.
A proposição das homenagens foi de todos os vereadores. Representantes do legislativo se fizeram presentes ao evento, assim como mais autoridades governamentais, de entidades representativas ligadas ao agronegócio, políticos, entre outros. A sessão foi no auditório do Sindicato, que fica no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, sede da Expoagro. A exposição segue até domingo (22) com mais uma série de atividades.