16/06/2016 11h35 – Atualizado em 16/06/2016 11h35
Para manter o produtor atualizado sobre as tecnologias empregadas para o cultivo do milho, a Fundação MS, em parceria com o Senar MS, realiza neste mês os tradicionais Dias de Campo de Safrinha. Nesta quarta-feira (15), é a vez dos produtores de Naviraí e região conhecerem o desempenho dos materiais de milho testados pela Fundação nesta safrinha. A Grande novidade é que o Dia de Campo compõe a programação do Rally do milho, organizado pela Copasul – Cooperativa Agrícola sul-mato-grossense.
Na estação que foi plantada e será apresentada pela Fundação MS, há 60 híbridos de milho que foram plantados na mesma data e foram conduzidos com as mesmas condições, de forma padrão, avaliar potencial produtivo das variedades. “Testamos diversos materiais em 11 municípios do Estado. Este trabalho de avaliação dos híbridos tem como principal objetivo fornecer ao produtor rural dados sobre o potencial produtivo de cada um, para que ele possa optar pelo melhor hibrido para sua região”, ressalta o pesquisador da instituição, André Lourenção, que faz uma apresentação sobre o desempenho dos híbridos de milho testados pela entidade.
Outro assunto é a adubação da cultura. Segundo o pesquisador de manejo e fertilidade, Douglas Gitti, alguns fatores são fundamentais para o bom desempenho na absorção de nutrientes para o solo e as plantas. “Avaliamos a questão da adubação equilibrada para o milho safrinha, com diferentes formulações com nitrogênio, fósforo, potássio e enxofre. Abordamos o reflexo do fornecimento desses nutrientes para materiais de milho de alto e baixo investimento”, diz.
Os Dias de Campo são oportunidades para que os representantes da cadeia produtiva conheçam as novas tecnologias existentes no mercado para o milho safrinha. “Desta maneira, o produtor terá embasamento para adquirir materiais apropriados, podendo escolher os que melhor se adaptam as condições de sua propriedade”, salienta o diretor executivo da Fundação MS, Alex Melotto.
Rally do Milho – Em sua sexta edição, desta vez o evento é realizado em novo formato, sem a competição de regularidade. Além do Dia de Campo com a Fundação MS, o evento traz palestras sobre inovações práticas de manejo para obter altos rendimentos na cultura do milho. “Há uma diversidade de temas abordados que proporcionam novos conhecimentos com base na realidade da nossa região”, avalia o assistente técnico da Copasul, Thiago Ferreira.