17/06/2016 11h14 – Atualizado em 17/06/2016 11h14
Lideranças rurais destacam desenvolvimento produtivo e atuação do produtor na Exponan
O 6º município com o maior rebanho bovino em Mato Grosso do Sul é também o local onde acontece a 35ª Exponan – Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Nova Andradina. A feira realizada pelo Sindicato Rural de Nova Andradina, com a parceria do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, foi aberta oficialmente na noite de quarta-feira (15), no Parque Henrique Martins e contou com a presença de lideranças rurais e políticas.
Para o presidente do Sindicato Rural de Nova Andradina, Hemerson Israel dos Santos, os produtores rurais são os motivadores e protagonistas do evento. “Eu tenho muito orgulho de ser presidente desta entidade. Não é fácil. São muitos desafios, mas eu estou muito feliz. Confesso que não tinha vocação para esse cargo, mas volto a dizer, tenho muito orgulho hoje”, explica.
Os números confirmam a tradição de sucesso dos eventos que contam com a participação do Sindicato. “Recentemente reunimos 600 pessoas no Circuito Pecuário, um grande encontro de conhecimento que percorre todas as regiões do Estado, fortalecendo o segmento. Tenho certeza que este é mais evento que confirma o quanto o segmento continua despontando números satisfatórios, apesar de toda e qualquer dificuldade”, destaca o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito
Durante a abertura, o prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka, pontuou a importância do evento para a região do Vale do Ivinhema. “Além da tradição, a Exponan é momento em que toda a relevância do agronegócio para a economia do nosso município é apresentada, fortalecendo nossa cultura, a parceria do Governo Municipal com o setor produtivo e, também, o turismo de negócios, pois é responsável por proporcionar um grande movimento econômico nos hotéis, restaurantes e no comércio”, pontuou o prefeito.
A assessora superior da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Dione Hashioka, que na ocasião representou o governo do estado, falou da preocupação do poder executivo estadual com as necessidades e o reconhecimento das potencialidades da região. “O governo de Mato Grosso do Sul sabe da importância da nossa região vale do Ivinhema e das necessidades dos agropecuaristas e por isso, não medido esforços para atender os anseios com seriedade.
Também participaram da cerimônia a diretora secretária do Sistema Famasul, Terezinha Cândido; o diretor-executivo, Lucas Galvan; os presidentes dos sindicatos de Batayporã, Altamir José Ramos Fonseca e de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, Edy Elaine Biondo Tarrafel.
Atrações musicais, rodeio, leilões, prova de laço e palestras fazem parte na programação da feira que segue até o dia 19 de junho.