26/09/2017 16h37 – Atualizado em 26/09/2017 16h37
Mais de 800 atendimentos foram realizados na ação promovida pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, referente ao programa Saúde do Homem e da Mulher Rural, nesse sábado (23), no distrito de Prudêncio Thomaz, em Rio Brilhante.
Durante o evento, foram oferecidos procedimentos em diversas especialidades médicas, coleta de sangue e espaço de beleza, na Unidade da Estratégia Saúde da Família Antônio Aparecido Bitencourt.
O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, parabenizou o sindicato rural pela mobilização e o comprometimento dos parceiros. “Os produtores rurais além de produzir cada vez mais e melhor, também estão conscientes de sua responsabilidade social junto às comunidades de nosso estado”, pontua.
Saito falou da evolução na longevidade da população brasileira nas últimas três décadas e os motivos que colaboraram para melhoria deste quadro. “Pesquisas recentes apontam que a expectativa de vida do cidadão aumentou de 63 para 75 anos de idade. Este salto de qualidade demonstra que é fundamental investir em ações e programas preventivos”.
A ação é realizada em parceria com a prefeitura do município e com o Sindicato Rural de Rio Brilhante. A diretora-secretária do Sistema Famasul, que é também coordenadora pedagógica do Senar/MS, Terezinha Cândido, participou do evento.
O presidente do Sindicato Rural, Luciano Cargnin Manfio, lembrou que o evento do Senar/MS foi incluído na programação de atividades especiais referentes às comemorações de 88 anos do município de Rio Brilhante, no dia 26 de setembro. “Para nós, que conhecemos a realidade da população da região, é motivo de muita satisfação promover essa ação com a prestação de serviços do programa Saúde do Homem e da Mulher Rural”, argumenta.
O prefeito municipal, Donato Lopes da Silva, também reforçou a importância do projeto: “É uma grata satisfação sediar este evento, devido ao tamanho do benefício à população local”.
Satisfação garantida – a produtora familiar Cristiane Fernanda Frietzen, 28 anos, mora em um assentamento próximo ao distrito Prudêncio Thomaz e explica que resolveu aproveitar a oportunidade para procurar atendimento especializado. “Em nossa comunidade temos a visita de um clínico geral, mas, quando é necessário exames mais detalhados ou consultar um especialista temos que ir à cidade”, revela.
Implantado no final de 2016, o programa de saúde voltado à prevenção do câncer de próstata e ginecológico conta com a parceria da SBU/MS – Sociedade Brasileira de Urologia, sindicatos rurais e prefeituras dos municípios participantes.
Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Famasul – Ana Brito