31/08/2018 17h50 – Atualizado em 31/08/2018 17h50
A Comissão Nacional de Hortaliças e Flores da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu na quinta (30) para debater a promoção do consumo de hortaliças no país.
De acordo com o presidente do colegiado, Stefan Coppelmans, o grupo está discutindo questões relativas à imagem desses produtos para aumentar o consumo.
“Precisamos mostrar à sociedade o cuidado que os produtores de hortaliças têm no campo, mostrar todo o processo, desde a colheita, o beneficiamento no packing house, até quando o produto chega à gondola do mercado”.
Segundo dados de uma pesquisa do Instituto Datafolha, quatro em cada dez pessoas no Brasil consome frutas e hortaliças diariamente. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de uma ingestão mínima de 400 gramas ou cinco porções por dia.
O assessor técnico da Comissão, Eduardo Brandão, disse que a ideia é fazer campanhas, reportagens e usar mídias para promover o setor. “Vamos falar com a população para que, em um futuro bem próximo, possamos aumentar o consumo de frutas e hortaliças no Brasil e impactar diretamente na saúde do brasileiro”.
Durante a reunião, os representantes também debateram as ações do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), como cursos e assistência técnica e gerencial, voltadas para produtores de hortaliças e flores.
“Foi muito interessante para nós sabermos a quantidade de ações que o Senar já tem para oferecer ao nosso setor. Essa integração com a Comissão vai fazer com que a demanda aumente e os produtores saibam achar o caminho para as necessidades deles”, disse Stefan.
Fonte: CNA/SENAR