27/02/2019 14h54 – Atualizado em 27/02/2019 14h54
Por: Gazeta do Campo
Um corredor de umidade presente do Centro-Oeste ao Sul do Brasil já causa chuva sobre diversas áreas dessas localidades. No entanto, segundo mostram imagens de satélite, as precipitações nessa área devem ganhar força nesta quarta-feira (27) com a intensificação do sistema.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o dia será de alerta para as chuvas em áreas de diversos estados. No Sul de Mato Grosso do Sul, é prevista chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Há riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos.
Aviso para as áreas: Leste Sul-Mato-Grossense, Sul E Sudoeste Sul-Mato-Grossense, Pantanal Sul-Mato-Grossense, Centro Norte Sul-Mato-Grossense
Em áreas mais ao Norte do estado, também chove, mas de forma mais fraca, chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia e baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco. Também chove durante o dia em áreas de São Paulo e Paraná.
Aviso para as áreas: Leste Sul-Mato-Grossense, Sul E Sudoeste Sul-Mato-Grossense, Pantanal Sul-Mato-Grossense, Centro Norte Sul-Mato-Grossense
No Sul do estado de São Paulo e áreas do litoral, a previsão é de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. “Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco”, informou o instituto meteorológico.
Aviso para as áreas: Bauru/Araraquara/Piracicaba, Itapetininga, Sorocaba/Brangança Paulista, Vale Do Paraíba/Litoral Norte, Metropolitana De Sao Paulo, Litoral Sul/Baixada Santista/Vale Do Ribeira, Metropolitana De Curitiba, Presidente Prudente/Marília/Assis
Em áreas do interior paulista, a previsão durante esta quarta-feira é de chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia e baixos riscos de danos, mas com perigo potencial.
Aviso para as áreas: Bauru/Araraquara/Piracicaba, Presidente Prudente/Marília/Assis
O Inmet também emitiu alerta para áreas do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso. Apesar dos avisos, pode chover ao longo do dia sobre diversas áreas centrais do país, mas não em condição de severidade.
Essa umidade sobre a maior parte do cinturão produtivo do Brasil nos próximos dias deve garantir melhores condições para o desenvolvimento daquelas lavouras de soja que ainda estão no campo. Além disso, essas precipitações devem favorecer o desenvolvimento da segunda safra de milho no país.