29/08/2019 17h18 – Atualizado em 29/08/2019 17h18
Investigação foi determinada depois que reportagem da Globo Rural revelou a possibilidade de ação organizada no Pará
A Polícia Federal iniciou, nesta segunda-feira (26/8), a Operação Verde Brasil, para investigar as suspeitas de uma ação organizada para causar queimadas na Amazônia, ação que ficou conhecida como “Dia do Fogo”. As autoridades investigam a informação divulgada por Globo Rural no último domingo (25/8) de que um grupo com cerca de 70 pessoas teria combinado, por grupo de WhatsApp, tocar fogo em áreas próximas da rodovia BR-163 no dia 10 de agosto, quando foi registrado um pico de alerta de focos de calor na região.
Em nota, a Polícia Federal informa que o trabalho será feito em conjunto com as Forças Armadas e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e agentes da Força Nacional de Segurança. Um efetivo com agentes, delegados, escrivães e peritos embarcou nesta segunda-feira (26/8) da Base Aérea de Brasília (DF).
“Além desse efetivo especialmente deslocado para a operação, todas as Superintendências e Delegacias localizadas na Amazônia Legal estão mobilizadas em tempo integral para identificar e reprimir qualquer ação criminosa na esfera ambiental”, diz o comunicado.
A PF acrescenta que a operação é realizada em cumprimento do decreto de Garantia de Lei e Ordem para a a Amazônia, editado pelo presidente Jair Bolsonaro. Segue também despacho do próprio presidente, que determinou a abertura de inquérito policial para investigar suspeitas de crimes ambientais na região amazônica.