08/10/2020 14h04 – Atualizado em 08/10/2020 14h04
Por: Gazeta do Campo
O vazio sanitário para a soja no Piauí se encerra no próximo dia 15 de outubro, mas os trabalhos de plantio da safra 2020/21 ainda devem demorar mais um pouco para começar, ficando concentrados no mês de novembro, indo até a primeira quinzena de dezembro.
Segundo o presidente da Aprosoja PI, Alzir Pimentel Aguiar Neto, essa é a melhor janela de cultivo para o estado que estima ampliar a área cultivada entre 7 e 10% neste ciclo, batendo mais uma vez um recorde de lavouras semeadas.
O otimismo está presente também para a produção, que deve crescer para no mínimo 2,55 milhões de toneladas. A expectativa é que o clima seja bastante favorável durante o desenvolvimento das lavouras, se beneficiando da ocorrência do La Niña que deve aumentar a quantidade de chuvas na parte norte do Brasil.
Neto também chama a atenção para o volume de comercialização antecipada com que o produtor piauiense entra nesta safra. De acordo com o levantamento da Aprosoja, entre 70 e 73% desta produção já foi vendida com os produtores aproveitando a boa relação de troca por insumos, que estimulou também 2% de vendas já para a safra 2021/22, algo inédito no estado.
Por: Alexandro Santos
Fonte: Notícias Agrícolas
Podcast
Piauí se prepara para nova safra de soja esperando até 10% a mais de áreas cultivadas