23/10/2020 14h41 – Atualizado em 23/10/2020 14h41
Imagem: Gazeta do Campo
Lançado em setembro de 2019, o Plano Estadual para difusão do manejo integrado de pragas em Mato Grosso do Sul completa um ano com ações de fomento e parcerias para expansão da técnica entre os produtores rurais. A Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) é a responsável por integrar instituições sobre a necessidade do plano.
O MIP foi tema de live realizada na quinta-feira (24) durante o 5º Circuito Aprosoja/MS, realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Canal Rural. Os convidados foram André Dobashi (Aprosoja/MS), Rafael Pitta (Embrapa), Fernando Grigoli (Famiva Pesquisas) e Rogério Beretta (Semagro).
A live destacou tecnicamente a importância do manejo integrado de pragas, que apesar de antigo ainda é muito eficiente para o produtor e contribui para uma agricultura mais sustentável. Superintendente de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar da Semagro, Rogério Beretta, destaca que o plano estadual vem justamente fomentar o que é importante para o agricultor.
“No Governo do Estado o MIP se enquadra na estratégia de apoiar o desenvolvimento das cadeias produtivas baseado na sustentabilidade. Fazer o alinhamento institucional entre os órgãos para fomentar o uso do manejo, pois apesar de ser antigo é pouco comentado. A gente sentia falta de capacitação técnica, e obviamente que temos muito da assistência feito pelas empresas fornecedoras de insumos. Entendemos que uma política importante era fomentar o uso do MIP”, afirma.
Presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi destaca que o intuito do manejo integrado não é diminuir o uso de defensivos, mas racionalizar o uso. “Tendo a redução do custo como benefício. Dados importantes para que a gente não faça medições erradas, as vezes o técnico vai a campo mas não consegue fazer a amostragem correta, são os detalhes que fazem a diferença”.
Desde o lançamento do plano várias ações já foram executadas, entre elas a parceria com mais de 20 instituições, reuniões técnicas, simpósio, workshop, capacitação de técnicos, apoio financeiro para realização de eventos, entre outros. Alguns eventos presenciais previstos para 2020 foram cancelados ou migraram para online devido a pandemia. A live sobre manejo integrado de pragas pode ser conferida nas redes sociais do Canal Rural, no Youtube ou no Facebook.
Por: Alexandro Santos
Fonte: comunicação Semagro