06/09/2021 15h43 – Atualizado em 06/09/2021 15h43
Imagem: Gazeta do Campo
Desde 2 de setembro de 2021, de acordo com os padrões internacionais da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), a França está novamente livre da gripe aviária de alta patogenicidade. O retorno a esse status é uma notícia importante para todos os atores do setor avícola francês que conseguiram se mobilizar junto aos serviços do Estado no combate a essa epizootia.
A recuperação desse status põe fim à epizootia que surgiu em novembro de 2020 em território francês durante as migrações de aves silvestres e deu origem a 492 surtos de gripe aviária de alta patogenicidade H5N8 em granjas avícolas. 15 departamentos foram afetados durante esta crise, dos quais 3, Landes (40), Gers (32) e Pirineus Atlânticos (64) concentraram 95% dos surtos.
A recuperação do status de livre de doenças é o resultado da mobilização e do compromisso de todas as partes interessadas no setor para implementar uma estratégia de controle concertada nas áreas afetadas. Recorde-se que cerca de 3,5 milhões de aves (principalmente patos) foram despovoadas no Sudoeste por ordem da administração (na sequência da detecção de surtos ou como medida preventiva) para limitar a propagação do vírus.
A recuperação desse status abre perspectivas mais favoráveis ??para nossos setores de excelência que dependem em parte dos mercados de exportação.
A vigilância de todos deve, no entanto, ser mantida nos próximos meses e semanas e o cumprimento dos compromissos assumidos por todos os atores é essencial para garantir perspectivas mais favoráveis ??para o setor. A detecção pelas autoridades de saúde belgas de um caso de HPAI H5N8 é um lembrete deste imperativo.
Por: Alexandro Santos
Fonte: Governo da França