Na agricultura, a ureia é um fertilizante que fornece o nitrogênio, tornando uma fonte de grande uso para repor a falta desse nutriente em diversos solos e proporcionar o aumento da produtividade das principais culturas agrícolas.
Conhecida por seu uso agrícola como fertilizante, a ureia também é utilizada nas indústrias para a fabricação de plásticos, resinas sintéticas, impermeabilizantes, adesivos, tintas, indústrias farmacêutica, alimentícia e cosmética. É um produto sintético derivado da cadeia produtiva do petróleo, a partir do gás natural, e produzido nos diversos polos petroquímicos ao redor do mundo.
Na agricultura, a ureia é um fertilizante que fornece o nitrogênio, tornando uma fonte de grande uso para repor a falta desse nutriente em diversos solos e proporcionar o aumento da produtividade das principais culturas agrícolas. O uso da ureia na agricultura é devido ao seu bom custo-benefício, promovendo um alto índice de aproveitamento nas lavouras.
Graças às suas propriedades hidratantes (higroscópicas) e nutritivas, a ureia é uma das substâncias mais eficazes contra a pele seca. Seu uso é bastante tolerado, não sendo conhecido nenhum efeito colateral. Trata-se de um componente natural da pele e também um dos ingredientes ativos mais antigos no tratamento da pele seca. A ureia é usada em produtos de cuidados com a pele para reter a umidade na pele e mantê-la flexível. Ao usar produtos com ureia, quanto mais seca a pele, maior sua porcentagem nos produtos utilizados.
A ureia é produzida industrialmente, sendo autorizada em diversas preparações cosméticas. As propriedades químicas da ureia afetam positivamente vários processos da pele. As principais características são:
- A ureia é boa para o equilíbrio hídrico: tem a vantagem de poder atrair e fixar a água do ambiente. Desta forma, a substância garante uma hidratação equilibrada e elevada da pele. Para equilibrar a umidade, você pode usar os produtos de ureia para cuidar de sua pele. Eles também são particularmente úteis em “áreas eternamente secas”, como os cotovelos. Os cremes à base de ureia reduzem as rugas causadas pelo ressecamento e o início dos pés de galinha.
- Os produtos que contêm ureia têm efeito bactericida. Em cosméticos, a ureia geralmente está presente em uma concentração relativamente baixa de 5 a 10%; nesta quantidade, tem um efeito de atração de água. Concentrações mais altas de ureia são usadas em produtos farmacêuticos para matar bactérias e fungos. É por isso que muitas vezes você encontrará o ingrediente ativo “ureia” em pomadas contra infecções bacterianas da pele e doenças fúngicas.
- Produtos de ureia aliviam a coceira. A coceira é frequentemente associada à pele seca. Melhorar o equilíbrio de umidade da pele tem o benefício de abordar a causa, não apenas o sintoma. Um dos fatores para coceira na pele é a infecção bacteriana, que também pode ser tratada clinicamente com ureia.
- A ureia melhora a resistência da pele. O tratamento com ureia torna a pele mais resistente porque fortalece a barreira natural da pele. Por um lado, reduz-se a quantidade de umidade que escapa da pele e, por outro lado, reduz-se a quantidade de germes que penetram na pele. Sua pele fica, portanto, menos irritada e o risco de inflamação é reduzido.
- Os ingredientes ativos são absorvidos mais rapidamente e mais profundamente na pele. Como a ureia se liga à água na pele, ela pode atuar como um ímã para todos os ingredientes ativos (hidrofílicos) atraídos pela água. Esses ingredientes ativos contidos nos produtos de cuidado pessoal são atraídos pela água contida na pele. A ureia permite que outras substâncias não apenas penetrem na epiderme, mas também alcancem as camadas mais profundas da pele. Assim, adicionar ureia aos produtos de cuidados com a pele também aumenta sua eficácia.
- A ureia garante uma vida útil mais longa dos produtos de cuidado pessoal. O que você precisa saber: A ureia não é boa apenas para a pele, mas também para os próprios produtos de cuidado. As propriedades da ureia agregam valor aos produtos cosméticos e farmacêuticos. Isso ocorre porque a adição de ureia a cremes e pomadas ajuda a armazenar a umidade, aumentando sua vida útil – mesmo após o tubo ter sido aberto e iniciado. Além disso, a ureia ajuda a manter o valor do pH quando vários ingredientes são misturados.
Assim, quando falamos em hidratação ativa, percebemos realmente um diferencial para aqueles produtos hidratantes que possuem ureia em sua composição. É importante considerar também que a quantidade de ureia deve ser adequada para cada tipo de pele ou alteração que possa ocorrer. Essa quantidade pode ser apresentada em diferentes concentrações, variando de 3% a 20%.
Esse artigo evidencia que os fertilizantes usados na agricultura não são substâncias tóxicas. Eles podem estar presentes em nosso dia a dia e não sabemos. A ureia é um bom exemplo, pois esse é um dos principais fertilizantes aplicados para adubar diversas culturas. Ao mesmo tempo está presente como ingrediente de produtos cosméticos para o cuidado da pele.
Com informações: Alfapress Comunicações