25.5 C
Dourados
domingo, 6 de outubro de 2024
- Publicidade-

OAB participa de Conselho de Desenvolvimento de Dourados

- Publicidade -

 Ewerton Araújo de Brito, presidente da 4ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, destaca a importância da iniciativa da Associação Comercial e Empresarial (ACED) e da Subseção da OAB para o desenvolvimento sustentável de Dourados.

<strong>OAB participa de Conselho de Desenvolvimento de Dourados</strong>
Representantes da ACED, OAB, Sescon, UFGD e das incorporadoras imobiliárias durante reunião que instalou o Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Dourados (Foto: Divulgação).

A 4ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é uma das entidades escolhidas para compor a diretoria-executiva do Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Dourados (CODED), um projeto que nasceu da união de esforços da Associação Comercial e Empresarial (ACED), da OAB Dourados e o Sindicato dos Contabilistas de Dourados (Sescon) para elaborar um projeto de desenvolvimento sustentável e de longo prazo para o segundo maior município de Mato Grosso do Sul.

A primeira diretoria ainda é provisória e foi escolhida em reunião neste dia 21 de junho, na ACED, e será composta por indicados pelas entidades, com participação, também, de representantes da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e das empresas do setor de incorporação imobiliária de Dourados. A primeira gestão do CODED será presidida por representante da Associação Comercial e Empresarial, com a vice-presidência ficando para a OAB, representada pelo seu presidente Ewerton Araújo de Brito.

A primeira reunião foi marcada pela participação de representantes de diferentes setores e gerou uma expectativa altamente positiva em relação ao futuro do Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Dourados (CODED). “Acreditamos que estamos dando um primeiro passo para a formação de um Conselho de Governança para atuar junto com o município no desenvolvimento de Dourados”, enfatizou Paulo Roberto Campione, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados.

Para o presidente da 4ª Subseção da OAB Dourados-Itaporã, ao reunir representantes da sociedade civil e do setor público, o CODED busca criar um ambiente propício para o diálogo, a troca de ideias e a construção de soluções coletivas. “O CODED vai ajudar a projetar Dourados a curto, médio e longo prazos, pelos próximos 20 anos, nos mesmos moldes do que ocorreu no município de Maringá, no Paraná, inclusive com assessoramento técnico da mesma equipe que esteve a frente do plano de desenvolvimento da cidade paranaense”, enfatiza Brito.  

O presidente da 4ª Subseção da OAB Dourados-Itaporã ressalta que o CODED fará todo um planejamento que será apresentado ao atual prefeito e aos futuros governantes de Dourados, como forma de fazer com que os projetos de desenvolvimento do CODED sejam recebidos como um projeto dos governos municipais. “Todos os agentes políticos, sociais, industriais, empresariais e demais setores da sociedade organizada serão convidados a discutir dentro do CODED um projeto sustentável para nossa cidade”, enfatiza Brito.

Na visão do presidente da OAB Dourados, a criação do CODED pode ser um divisor de águas para o futuro do município. “Não foi apenas mais uma reunião e esse não será mais um conselho, mas sim a união de entidades preocupadas com o desenvolvimento do nosso município”, ressalta. “Com o trabalho desse conselho, que terá a participação de diversos segmentos da sociedade e do próprio poder público municipal, seja ele Executivo ou Legislativo, vamos debater os entraves para o desenvolvimento sustentável de Dourados e apresentar soluções”, completa Brito. “Em breve, com as propostas que serão apresentadas e que mudarão os rumos da nossa cidade, Dourados voltará a ser chamada de Cidade Modelo”, finaliza o presidente da OAB Dourados.  

CONHEÇA O CODED

O Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Dourados (CODED) é uma iniciativa que busca sensibilizar e organizar a sociedade civil, englobando diversos agentes sociais e o poder público, com a finalidade de trabalhar conjuntamente na elaboração de uma agenda com ações estratégicas voltadas ao desenvolvimento do município.

A governança do CODED será colaborativa e baseada na ideia que a participação e o envolvimento de diferentes atores sociais são essenciais para o desenvolvimento sustentável e o progresso de uma comunidade.

As prioridades eleitas pelo CODED nesse início de atuação são a formação de grupos temáticos e a criação de comissões específicas com o propósito de trabalhar em três frentes distintas. Essas ações visam abordar os desafios, identificar oportunidades e promover uma ampla discussão sobre os temas relevantes para o desenvolvimento estratégico de Dourados.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-