32.3 C
Dourados
quinta-feira, 24 de outubro de 2024
- Publicidade-

Agricultor belga encontra a solução ideal para limpar as batatas que serão armazenadas

- Publicidade -

Eric Simoens é um agricultor e proprietário da Hove Ter Hille em Jabbeke, situada na região dos pólderes perto da costa belga. Os principais produtos cultivados são batatas, trigo, milho e sementes de cevada. Além de um empreendimento de turismo rural, também fazem agricultura por contrato com outros agricultores da zona.

No ano passado, a empresa agrícola do Sr. Simoens teve sérios problemas com o excesso de solo e de torrões durante e após a colheita da batata. Este problema foi particularmente evidente quando foi necessário contratar um grande número de trabalhadores para limpar as batatas de semente armazenadas, a fim de prepará-las para a plantação.

Para resolver o problema da sujidade e limpar a colheita de batata antes do armazenamento, a empresa agrícola de Eric Simoens contactou a TOMRA Food e acabou por adquirir uma máquina de separação TOMRA 3A.PauseUnmute

A máquina foi instalada no início da linha de operação que transporta as batatas para as instalações de armazenamento, de modo a remover o excesso de torrões, granulados e outros materiais estranhos. Em anos particularmente húmidos, o excesso de sujidade pode representar 30-40% do volume total de batatas colhidas, segundo o Sr. Simoens.

Ele expressa sua satisfação com os resultados, dizendo: “Agora precisamos de muito menos pessoal para fazer um ótimo trabalho, e a TOMRA 3A também remove o material desnecessário que não pode ser removido manualmente. Agora temos um produto muito limpo no armazenamento que é ideal para ser entregue aos processadores de batata.”

Ele também está impressionado com o facto de a TOMRA 3A estar equipada com uma ligação à Internet 4G, o que lhe permite entrar em contacto com um especialista da TOMRA caso surja algum problema com o funcionamento da máquina.

“O especialista técnico pode ver a máquina na tela do seu computador virtualmente e, em conjunto, discutem soluções e ajustes que podem ser feitos para resolver o problema até que a máquina volte a funcionar na perfeição,” observa o Sr. Simoens.

TOMRA 3A: Confiabilidade e acessibilidade 

A TOMRA 3A é uma recente inovação da TOMRA para culturas de raízes recém-colhidas, oferecendo aos produtores de batata capacidades de seleção inigualáveis, confiabilidade e acessibilidade.

O classificador é normalmente utilizado à entrada de um armazém de batatas, onde efetua uma limpeza final imediatamente após a colheita recente ter passado por uma pré limpeza mecânica e equipamento de remoção de terra. O classificador utiliza um processo de inspeção óptica e ejeção em voo para detectar e remover pedras, torrões e outros detritos do produto oriundos do campo.

“A TOMRA 3A melhora a sua antecessora em todos os aspetos”, disse Jim Frost, Director de Produto da TOMRA Food. “Ao desenvolver esta máquina, aprendemos com a nossa experiência de trabalho com agricultores neste sector e adotamos tecnologias líderes de mercado já comprovadas em algumas das nossas outras aplicações de classificação.”

O sofisticado sistema de imagem da TOMRA 3A tem capacidades de deteção de cor para identificar batatas verdes indesejadas. A tecnologia de iluminação LED de estado sólido e pulsada com câmaras de alta resolução permite distinguir entre o produto bom e o material estranho.

Fonte: ALARCÓN & HARRIS

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-