As técnicas de adestramentos com rédeas e doma racional utilizadas na instrução de cavalos fazem parte do portfólio de cursos gratuitos oferecidos pelo Senar/MS. Com carga horária de 40 horas, as capacitações focam nas interações entre pessoas e animais, e a maneira mais adequada de lidar com o cavalo a partir do seu instinto e comportamento natural.
Adestrar os equinos com o uso de rédeas e desenvolver o manejo correto e seguro são algumas das instruções que melhoram a qualidade, segurança no trabalho e o bem-estar animal.
Carlos Guilherme, instrutor do Senar/MS, destaca que algumas pessoas já chegam no curso com experiência na área. “Muitos alunos aprenderam a montar com os pais, mas não possuem conhecimento sobre regras, por exemplo, por isso é tão importante as técnicas ensinadas na capacitação”, afirma.
A programação do curso traz no período matutino o conteúdo teórico como a etologia, o estudo da base do comportamento equino, e no turno vespertino é realizada a prática, o contato físico com o equídeo.
“No curso, ensinamos para os alunos técnicas corretas e preventivas de lidar com cavalos. Dessa maneira respeitamos o animal e evitamos acidentes”, comenta o instrutor, Rodrigo Severino Martins. O primeiro contato com o cavalo faz parte do curso de Doma Racional. Um dos temas trabalhados é a utilização do cabresto a partir do método ‘pressão e alívio’.
“Quando o cavaleiro se aproxima e o animal tem a reação de fugir, a orientação é fazer com que o cavalo galopeie e, com a atitude corporal, pressione para ele gastar energia. Quando o animal parar, o cavaleiro se aproxima. Assim, o cavalo vai associar que toda vez que foge vai receber pressão, e quando se aproxima do cavaleiro, recebe alívio e descanso”, detalha Martins.
Interessados nos cursos Adestramento e Doma Racional podem procurar pelo Sindicato Rural mais próximo. Confira estas e outras capacitações em senarms.org.br/cursos
Gabriel Garcia – estagiário da Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul, com supervisão de Camilla Jovê.