20.2 C
Dourados
segunda-feira, 25 de novembro de 2024
- Publicidade-

Cultivos de verão apresentam progresso significativo

- Publicidade -

Lavouras de milho que foram recentemente implantadas e ainda não tinham emergido.

A semeadura dos cultivos de verão para a safra 2023/2024 apresentaram progresso significativo, em função do tempo seco, até o dia 31 de agosto. No entanto, as precipitações intensas, que iniciaram na última sexta-feira (01/09), causaram erosão nas lavouras de milho onde o preparo do solo seguiu o método convencional ou onde a cobertura vegetal era insuficiente para mitigar o impacto das gotas de chuva. Conforme informações divulgadas pelo Emater/RS, esse cenário resultou em considerável escoamento superficial e na formação de sulcos, que transportaram fertilizantes para áreas mais baixas, incluindo rios; a extensão dos danos ainda não foi avaliada. Além disso, algumas lavouras de milho que foram recentemente implantadas e ainda não tinham emergido, podem enfrentar problemas de selamento superficial devido às chuvas intensas.

A chegada de uma frente fria com altos volumes de chuvas adiou o início dos trabalhos de plantio do arroz na maioria dos municípios, onde se esperam melhores condições climáticas nos próximos dias. O Instituto Rio-Grandense de arroz (Irga) projeta área de cultivo de 902.425 hectares. A Emater/RS-Ascar estima produtividade de 8.359 kg/ha, resultando em produção de 7.543.137 toneladas para a Safra 2023/2024.

Para a nova safra de feijão 1ª safra, projeta-se área de cultivo de 29.053 hectares. A estimativa de produtividade é de 1.775 kg/ha, resultando em produção de 51.555 toneladas. A cultura está em início de semeadura. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, a estimativa de cultivo da próxima safra é de 2.327 kg/ha em 12.057 hectares, culminando em produção de 28.057 toneladas. Já na de Pelotas, projetam-se 1.382 hectares, com uma produtividade prevista de 1.111 kg/ha, totalizando 1.535 toneladas. O cultivar preferido para o cultivo é o feijão preto. Os produtores têm relatado dificuldades em obter sementes de alta qualidade, uma vez que somente há disponibilidade no mercado de grãos comercializados como sementes. As áreas de lavoura já foram selecionadas, e o preparo do solo iniciado com o objetivo de realizar o plantio do feijão durante setembro, época considerada ideal para a implantação das lavouras na região.

Fonte: Agrolink

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-