29.3 C
Dourados
sábado, 23 de novembro de 2024
- Publicidade-

Governador prestigia evento do Sebrae no Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa

- Publicidade -

Eduardo Riedel (PSDB) esteve acompanhado pela primeira-dama Mônica Riedel.

Na data que é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (5 de outubro), o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Mato Grosso do Sul) realizou na tarde desta quinta-feira (5) a abertura do primeiro e maior festival de empreendedorismo organizado pela instituição, o “Empreend Fest”.

O governador Eduardo Riedel, acompanhado da primeira-dama, Mônica Riedel, participaram da abertura do evento. “Nossa economia tem uma presença muito forte da micro e pequena empresa. Aqui no Estado, das 322 mil empresas, praticamente 170 mil são micro empresas, e mais 70 mil pequenas empresas, que fazem as coisas acontecerem em torno da geração de emprego e renda, oportunidade, e cada vez mais são empresas individuais”, afirmou Riedel durante entrevista para a imprensa.

Riedel descreveu que os empreendedores e empreendedoras são pessoas que sonham com algum projeto de levantar um negócio e que o Estado tem feito o papel, de criar um ambiente favorável para que isto ocorra. Ainda segundo o governador, o “Empreend Fest” é um exemplo deste fomento.

Em Mato Grosso do Sul, entre janeiro e julho deste ano, foram gerados 17.359 empregos em micro e pequenas empresas. Em julho, esse número foi de 2.084, sendo o setor de comércio o mais abrangente, com 868 vagas. Já o setor de serviços seguiu em segundo lugar com 774, e de indústria de transformação fechou o mês com 251 empregos. Números que se alinham à instalação de novos empreendimentos no estado, como é o caso da Arauco e Suzano.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o “Empreend Fest” é uma oportunidade de mostrar produtos “made in Pantanal”, além dos produtos fabricados pelas mulheres. “Temos 10 mil inscritos na feira para estes dois dias de evento. E vamos ter a chance de mostrar e trocar ideias e fortalecer cada um destes negócios”, declarou.

Também o presidente do Sistema Fecomércio e vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual Sebrae/MS, Edison Ferreira De Araújo, lembrou que era um dia de festa para empreendedores sul-mato-grossenses. “Os pequenos negócios são a base da economia do País. Em Mato Grosso do Sul, eles representam praticamente 90% do total de empresas”, mencionou.

A primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, juntamente com outras mulheres, entregou o Prêmio Sebrae Mulheres de Negócios. “É muito importante valorizarmos o empreendedorismo feminino. Vocês fazem a diferença pelas lutas e vitórias. O Sebrae dá uma confiança para as mulheres empreendedoras. Ao empreender, vocês não só contribuem para a economia, mas também estão empreendendo suas vidas, melhorando e transformando a vida de outras pessoas”, destacou a primeira-dama ao entregar o Prêmio para as vencedoras.

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios existe desde 2004 e visa unir a rede de mulheres empreendedoras através do contato e visibilidade. Ele faz parte das ações do programa Sebrae Delas, que incentiva o empreendedorismo feminino, e de acordo com a gestora estadual da iniciativa em Mato Grosso do Sul, Vânia Bispo, o espaço do EmpreendeFest servirá para impulsionar a visibilidade dos negócios liderados por mulheres e o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma forma de incentivar e prestigiar o protagonismo feminino.

As mulheres que decidiram empreender já ultrapassam 122 mil no estado, segundo o estudo “Donas de Negócio no Brasil”, disponível no DataSebrae.

O “EmprendFest” segue até esta sexta-feira (6) com grandes nomes do mercado como Martha Gabriel, Marcos Piangers, Diego Ribas e Natalia Beauty. 

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, e o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha também participaram do evento, entre outras autoridades.

Categoria Produtora Rural

Lucia Maria Oliveira Monteiro, da Empresa Vaca Que Ri, de Anastácio.

Categoria Microempreendedora Individual

3º Lugar – Emprésaria Ana Regina Maidana Dias, da Empresa Ateliê Pérolas da Ana, de Guia Lopes da Laguna.

2º Lugar – Empresária Tatiana Agnelli Ottolia de Souza, da Empresa Tutti Costura Criativa, de Campo Grande.

1º Lugar – Empresária Camila da Silva Brito, da Empresa Mato Fértil, de Campo Grande.

Categoria Pequenos Negócios

3º Lugar – Empresária Jackeline Cristina dos Santos Silva, Empresa Academia Feminina Studio Diva Z, de Naviraí.

2º Lugar – Empresária Juliana Aparecida Fleury Aranda, da Empresa Ru Uniformes, de Campo Grande.

1º Lugar – Empresária Beatriz Branco de Araújo, da Empresa Angí Chocolates, de Campo Grande.

As vencedoras em 1º Lugar serão premiadas com uma Missão Técnica custeada pelo Sebrae/MS. As vencedoras em 2º e 3º Lugar serão premiadas com uma solução do Sebrae (Empretec, Bootcamp ou Workshop Liderança: Pausa, Expanção, Foco e Ação).

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-