34.1 C
Dourados
sábado, 23 de novembro de 2024
- Publicidade-

OAB Dourados e Itaporã sedia ação da Campanha Outubro Rosa

- Publicidade -

Com o tema “Câncer de Mama: mitos, verdades e cura”, será promovida uma roda de conversa com a médica patologista Gisele Iguma e a pesquisadora Daísa Bigaton, tendo como palestrante a médica ginecologista e mastologista Ana Teresa de Lúcia.

A Caixa de Assistência aos Advogados de Mato Grosso do Sul (CAAMS) e a Comissão da Mulher Advogada da 4ª Subseção da OAB Dourados e Itaporã, realizam neste dia 25 de outubro, quarta-feira, a partir das 19h, na sede da CAAMS, anexo ao prédio da Subseção, uma importante ação da campanha Outubro Rosa. A iniciativa de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença terá como tema “Câncer de Mama: mitos, verdades e cura”. Será promovida uma roda de conversa com a médica patologista Gisele Iguma e a pesquisadora Daísa Bigaton, tendo como palestrante a médica ginecologista e mastologista Ana Teresa de Lúcia

A conselheira estadual da OAB em Mato Grosso do Sul, advogada Edna Bonelli, que também é presidente do Instituto Mulher de Dourados, convida as advogadas a participarem dessa importante iniciativa de prevenção ao câncer de mama. “Estamos falando de uma das doenças que mais crescem em todo o mundo, mas que tem elevada possibilidade de cura quando é diagnosticada ainda na fase inicial”, destaca Edna Bonelli. Ela também ressalta o trabalho que a Comissão da Mulher Advogada da 4ª Subseção de Dourados e Itaporã vem realizando na prevenção de doenças que afetam o público feminino e na promoção da advocacia de uma maneira geral.

Edna Bonelli, que também é coordenadora da Comissões da 4ª Subseção, chama a atenção para o trabalho realizado pela Caixa de Assistência aos Advogados e Advogadas em Dourados. “Nesta quarta-feira, a CAAMS terá a honra de receber mulheres com ampla experiência para falar às advogadas sobre a importância não apenas do autoexame diário, mas da prevenção de uma maneira geral e esperamos que grande parte das mulheres advogadas de Dourados e Itaporã estejam presentes”, completa Edna Bonelli.

CÂNCER DE MAMA

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Para o Brasil, a estimativa foi de 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Esse tipo de câncer também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento conhecido como “Outubro Rosa” é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

SAIBA MAIS

O que é o câncer de mama? É o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno.

Como a mulher pode perceber a doença? O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.

Como descobrir a doença mais cedo? Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas!

O que é o exame clínico das mamas? É o exame das mamas realizado por médico ou enfermeiro treinado para essa atividade. Neste exame poderão ser identificadas alterações nas mesmas. Se for necessário, será indicado um exame mais específico, como a mamografia. É um exame muito simples que consiste em um raio-X da mama e permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno.

O que pode aumentar o risco de ter câncer de mama? Se uma pessoa da família – principalmente a mãe, irmã ou filha – teve essa doença antes dos 50 anos de idade, a mulher tem mais chances de ter um câncer de mama. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve ficar atenta. As mulheres com maior risco de ter o câncer de mama devem tomar cuidados especiais, fazendo, a partir dos 35 anos de idade, o exame clínico das mamas e a mamografia, uma vez por ano.

O autoexame previne a doença? O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher observe alguma alteração deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no autoexame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde!

O que mais a mulher pode fazer para se cuidar? Ter uma alimentação saudável e equilibrada (com frutas, legumes e verduras), praticar atividades físicas (qualquer atividade que movimente seu corpo) e não fumar. Essas são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-