Como todos os anos, a Universidade Central do Paraguai (UCP) realiza inúmeras atividades relacionadas ao Outubro Rosa para conscientizar, prevenir e combater o câncer. Os profissionais de saúde e acadêmicos da faculdade assistem a palestras e consultas sobre a doença, que afeta milhares de mulheres em todo o mundo todos os anos e pode matar ou incapacitar pacientes se não for diagnosticada precocemente.
Um dos parceiros da UCP é a Liga Universitária de Ginecologia e Obstetrícia que realizou atividades abordando o tema. Estudantes de Medicina e mulheres da comunidade fronteiriça foram informados das formas de prevenção e os cuidados preventivos necessários para que elas mesmas observem as mudanças, principalmente nas mamas e em partes sensíveis do corpo que podem sinalizar algum indício da doença.
Durante a palestra de encerramento foram exibidos depoimentos de pacientes em tratamento e as especialistas falaram do dia a dia do tratamento em todas as fases da doença. “Podemos chegar a até 90 por cento de chance de cura se houver um diagnóstico precoce e um tratamento correto”, disse uma das oncologistas.