29.2 C
Dourados
sábado, 23 de novembro de 2024
- Publicidade-

“Terra de Antônio João” Dourados vai vacinar 150 mil pessoas contra a dengue

- Publicidade -

Dourados se torna a primeira do país a fazer imunização em massa contra a doença. Só neste ano, 5 pessoas morreram na cidade pela doença.

A Prefeitura de Dourados (MS) vai oferecer vacinação contra dengue para 150 mil pessoas a partir de janeiro de 2024. Segundo a prefeitura, muitas pessoas podem ser vacinadas, já que o laboratório Taqueda distribuiu a vacina gratuitamente para o Município.

Até as injeções e agulhas são fornecidas pelo laboratório. No entanto, cabe ao município preparar e entregar a vacina nos prazos especificados no levantamento.

"Terra de Antônio João" Dourados vai vacinar 150 mil pessoas contra a dengue

Qdenga é a vacina. Duas doses com três meses de intervalo. A partir do próximo ano, pessoas de 4 a 59 anos poderão visitar um dos 33 UBS (Unida básica de Saúde) de Dourados.

A mesma vacina já é comercializada na rede privada há oito meses, por R$ 450.

A vacina QDenga foi aprovada pela Comissão Técnica Nacional em Biossegurança, em fevereiro deste ano. Ela é feita com base em vírus vivo atenuado do sorotipo 2 da dengue, que oferece proteção para todos os sorotipos da doença.

O último boletim da dengue divulgado esta semana pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) mostra que Mato Grosso do Sul tem mais de 40 mil casos confirmados da doença só neste ano, além das 40 mortes foram confirmadas. Em Dourados, são mais de 1.500 confirmações e cinco mortes por dengue este ano.

O secretário de Saúde de Dourados, Waldno Pereira Lucena Júnior, disse que as doses já começaram a chegar à cidade e a pasta prepara a campanha para iniciar a vacinação logo após as festas de fim de ano. Cada morador vai receber duas doses, com intervalo de 3 meses. A vacina garante proteção por cinco anos.

Waldno Lucena disse que a população não precisa ter medo da vacina, pois a Qdenga já está aprovada, liberada e sendo comercializada na rede privada desde abril deste ano, ou seja, não se trata de nenhum produto experimental.

“Essa vacina é feita com vírus atenuado, não é tecnologia moderna de produção de vacinas como foi no caso da covid-19. É a mesma tecnologia das vacinas que a gente tomou a vida inteira, a mais segura que existe”, afirmou.

O secretário lembrou da necessidade de o douradense aproveitar para se vacinar contra a dengue. O município tem um dos mais altos índices de infestação do mosquito transmissor da doença e cinco pessoas morreram de complicações de dengue em 2023.

O secretário ressaltou que a vacina que será administrada aos moradores de Dourrados a partir de janeiro é a mesma encontrada na rede privada.

“Em uma das clínicas mais famosas de Dourados, a vacina custa R$

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-