25.5 C
Dourados
domingo, 6 de outubro de 2024
- Publicidade-

Um ponto de vista positivo para o setor suinícola nacional em 2024

- Publicidade -

Projeções Apontam para Avanços Sustentados, impulsionados por Consumo Interno, Exportações e Redução de Custos de Produção.

O cenário para o setor suinícola em 2024 é promissor, conforme análises realizadas por pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). As bases favoráveis incluem possíveis aumentos no consumo doméstico, nas exportações e uma provável redução nos custos de produção em comparação com anos anteriores.

Segundo estimativas do Cepea, o consumo de carne suína em 2024 pode apresentar um crescimento de 2,8% em relação ao ano anterior. No que diz respeito às exportações da carne brasileira, o setor confia na continuidade do desempenho positivo observado em 2023. Vale ressaltar que, de janeiro de 2023 a novembro de 2023, os embarques brasileiros alcançaram 1,1 milhão de toneladas, indicando a possibilidade de renovar o recorde de 2021, que foi de 1,12 milhão de toneladas.

Para atender à demanda interna e externa por produtos suínos in natura e processados, as projeções do Cepea apontam para um aumento de 3,3% no número de animais abatidos de 2023 para 2024, podendo atingir a marca de 59,1 milhões de cabeças. Quanto à produção, os suinocultores podem vislumbrar um cenário de rentabilidade ligeiramente superior ao observado entre 2018 e 2022, especialmente devido às recentes desvalorizações do milho e do farelo de soja, principais insumos utilizados na nutrição dos animais e que representam uma parcela significativa dos custos.

Fonte: Portal do Agronegócio

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-