Um total de 41.545 pacientes foram atendidos nos 12 meses de 2023 pelas clinicas médicas da Universidade Central do Paraguai (UCP) em Pedro Juan Caballero.
Os números foram divulgados nesta terça-feira (9) por Carlos Bernardo, empresário do ensino superior e fundador dos cursos de medicina da cidade, em coletiva de imprensa realizada no Centro Técnico da instituição.
Acompanhado da Coordenadora das Clínicas Dra. Juliane de Oliveira, do Diretor da Filial Newton Luiz de Oliveira, do Coordenador de internato zona norte Dr. Júnior Diniz e das populações fronteiriças. Ele ressaltou que o trabalho realizado por médicos, enfermeiros, acadêmicos e outros profissionais de saúde, desafoga os postos e hospitais das cidades do Departamento de Amambay e reforça a necessidade da construção de um hospital Binacional para atender paraguaios e brasileiros nas dezenas de municípios da fronteira entre os dois países.
De acordo com os dados divulgados pela Universidade Central do Paraguai (UCP), as doenças respiratórias representam quase que 70 dos casos, seguida pelos problemas causados pela diabetes e suas complicações com 20 por centro dos atendimentos realizados. “São casos que, a princípio podem parecer simples, mas se não forem tratados de forma adequada podem evoluir para o agravamento do quadro e levar até a morte do paciente”, disse Juliana.
A médica Glória Elizethe, coordenadora da Clínica 1, que fica no Bairro Obrero, salientou que as clinicas da UCP estão localizadas em bairros estratégicos o que garante que a população o atendimento próximo de onde mora, já que existe uma dificuldade de locomoção e muitas vezes pelo problema de saúde apresentado, o paciente está debilitado e quanto mais perto de casa tiver o atendimento melhor.
As clinicas da UCP em Pedro Juan Caballero estão localizadas no Bairro Obrero, no Bairro Dom Bosco, no Bairro San Gerardo e a Clínica Central no bairro San Blás e Posto Central da Polícia Nacional no Bairro Santa Tereza. Todos os atendimentos são gratuitos e não necessitam de agendamento. Alguns pacientes além do atendimento clinico recebem medicamentos básicos de atenção primária e a UCP possui um posto de coleta de material para exames laboratoriais com preços populares.
CANTIDAD DE ATENCIONES REALIZADAS ESTE AÑO (2023)
CLINICA CENTRAL 20.553 pacientes
CLINICA 1 4.222 pacientes
CLINICA 2 5.273 pacientes
CLINICA 3 5.105 pacientes
DISPENSARIO POLICIAL 6.392 pacientes
TOTAL DE PACIENTES ATENDIDOS: 41.545 EN 12 MESES
PREVALENCIA DE ENFERMEDADES
- RESPIRATORIO 70%
- H.T.A 20%
- DIABETES 5%
- CURACIONES 5%
PREVALENCIA DE ENFERMEDADES
- RESPIRATORIO 50%
- H.T.A 15%
- DIABETES 15%
- CURACIONES 20%
PREVALENCIA DE ENFERMEDADES
- INS. MED. DE PACIENTES SANOS 84%
- CUADROS GRIPALES 12%
- OTROS (CURACIONES, RETIRADA DE PUNTOS) 4%
PREVALENCIA DE ENFERMEDADES
- PEDIATRIA 40%
- CUADROS RESPIRATORIOS 25%
- INS. MEDICA 10%
- GINECOLOGIA Y OBSTETRICIA 10%
- H.T.A 10%
- CURACIONES 5%
PREVALENCIA DE ENFERMEDADES
- INS. MEDICA 30%
- H.T.A 10%
- CUADROS RESPIRATORIOS 30%
- DIABETES 15%
- PEDIATRIA 15%