A feira, que ocorre a cada dois anos, é organizada pela Embrapa.
Entre os dias 16 e 18 de abril, o município de Dourados será sede da 5ª edição da Tecnofam (Tecnologias e Conhecimentos para a Agricultura Familiar). Realizada a cada dois anos, a feira é organizada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), por meio da Unidade da Embrapa Agropecuária Oeste em Dourados, com apoio da Prefeitura local. O evento terá lugar no Parque de Exposições João Humberto de Andrade Carvalho, das 7h30 às 16h30, com entrada franca. A previsão é que mais de cinco mil pessoas visitem o local nos três dias do evento.
Nesta nova edição da Tecnofam, mais de 70 tecnologias serão apresentadas aos agricultores familiares. O evento contará com exposições tanto em ambientes fechados quanto no campo, workshops de capacitação, palestras abordando temas estratégicos, seminários e painéis institucionais focados em discussões de interesse nacional. Além disso, haverá podcasts e uma programação especial para as crianças, a Tecnofam Kids, que permitirá aos participantes entender e valorizar a importante missão do produtor rural: produzir alimentos com qualidade, sustentabilidade e geração de renda.
A Tecnofam é considerada o maior evento do Centro-Sul do Brasil para a agricultura familiar. Nesta edição, além da Semafes (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar), o Iman (Instituto do Meio Ambiente de Dourados) também participa como parceiro da feira. Além disso, a Sems (Secretaria Municipal de Saúde) leva equipes do Núcleo de Imunização para vacinação contra a dengue para os douradenses que passarem pelo Parque de Exposições.
O pesquisador Auro Akio Otsubo, que também é chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste, diz que a expectativa de público aumentou novamente, com pessoas vindas de diferentes regiões do Brasil, além da Bolívia e do Paraguai. Para ele, a Tecnofam vai muito além de um evento. “É a porta de entrada para uma nova realidade que pode ser replicada na propriedade familiar e mudar para melhor a vida dessas famílias”, afirma Otsubo.
O evento contribui para diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, incluindo o objetivo de erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, além de garantir que todas as pessoas tenham acesso à paz e prosperidade em qualquer lugar.