Empresas participam de ação especial facilitando a participação dos colaboradores nas campanhas de imunização.
Por meio de uma parceria institucional, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) e a Prefeitura de Dourados unem esforços para vacinar seus funcionários contra dengue e gripe. O prazo para receber a primeira dose contra a dengue encerra no próximo domingo (19).
Na última semana, o Núcleo de Imunização da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) segue realizando ações especiais com empresas para imunizar os colaboradores. Enquanto isso, a vacinação da segunda dose para aqueles que completaram três meses da primeira dose continua normalmente.
A parceria também contempla a vacinação contra dengue e gripe nas unidades Onofre P. de Matos e Presidente Vargas. Parte dos funcionários foi vacinada na última semana de abril e outra parte nesta semana. Um pouco mais de cem funcionários participaram da iniciativa e, aqueles que foram vacinados com as duas doses, tiveram que respeitar um intervalo de 24 horas entre elas.
De acordo com Klinger Rodrigues Pires Junior, gerente regional da Sanesul em Dourados, a parceria entre a Sanesul e a Prefeitura local para imunizar os servidores contra dengue e gripe reflete um comprometimento conjunto com a saúde pública e o bem-estar da comunidade.
Ele ressalta que essa ação evidencia a relevância da colaboração entre instituições públicas e privadas na promoção da prevenção de doenças e na proteção da população.
“Ao unirem esforços, essas entidades conseguem ampliar o impacto das campanhas de vacinação, assegurando que um número maior de indivíduos tenha acesso às doses necessárias para se proteger contra essas enfermidades”.
Benefício
Edvan Marcelo Marques, gerente do NI, avalia que parceria com as empresas tem sido fundamental para fazer a vacina contra a dengue chegar aos douradenses.
“A exemplo da Sanesul, muitas empresas entenderam a importância da vacinação contra a dengue chegar ao maior número de douradenses, com o benefício direto de evitar que o colaborador fique afastado em caso do contágio, já que a vacina protege contra forma grave da doença de forma muito efetiva”, explica.
Segundo ele, a vacinação contra covid-19 e influenza, ambas também disponíveis em todas Unidades Básicas de Saúde, também são importantes nesta relação das empresas com os colaboradores.
“A possibilidade do funcionário com as vacinas em dia estar impossibilitado de comparecer ao trabalho por causa de uma síndrome respiratória ou mesmo uma gripe mais forte é infinitamente menor do que uma pessoas que não recebeu a vacina, o que evidentemente, se reflete na produtividade da empresa. É uma relação em que todos ganham”, completa.