Na manhã de terça-feira, 4 de junho, a Embrapa Agropecuária Oeste, localizada em Dourados/MS, recebeu uma turma de 30 alunos, do 2º ano, do ensino médio, da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo. A visita, parte das atividades do programa Embrapa & Escola, integrou a programação da XXI Semana do Meio Ambiente, oferecendo aos estudantes a oportunidade de conhecer de perto as práticas e projetos da Embrapa que contribuem para a mitigação dos impactos ambientais e a promoção da sustentabilidade.
Programação na Embrapa – Durante a visita à Embrapa, os participantes exploraram vários temas relacionados às interações entre a agricultura e o meio ambiente. A programação incluiu: palestra sobre Agricultura e Meio Ambiente, ministrada pelo supervisor do Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia (Spit), Orismar Espíndola.
Em sua fala, o supervisor destacou a importância da pesquisa, para desenvolvimento e difusão de práticas de manejo agropecuários sustentáveis, tais como: sistemas conservacionistas (plantio direto, ILPF, consórcio, entre outras culturas); coleta, armazenamento e organização de dados (levantamento e caracterização de ambientes, desenvolvimento de sistemas e serviços, entre outros); além de desenvolvimento de tecnologias e inovações (novas cultivares, estratégias de manejo, inoculação de sementes, entre outros).
Após a palestra, os estudantes realizarm visita ao Laboratório de Análises Ambientais e foram recebidos pelo pesquisador Rômulo Penna Scorza Júnior. Na oportunidade, eles conheceram alguns equipamentos e obtiveram informações sobre o processo de identificação e análise de resíduos de agrotóxicos, relacionado às atividades de monitoramento da qualidade da água.
Em sua visita à Estação Agrometeorológica, feita sob a orientação do pesquisador Éder Comunello, os estudantes entenderam como os dados meteorológicos são coletados e organizados por meio do Guia Clima. Comunello explicou: “o monitoramento climático é vital para o planejamento agrícola, melhorando sua gestão e seus resultados, além de contribuir com informações que possibilitam o monitoramento das mudanças climáticas”.
Os estudantes foram recepcionados por meio do Programa Embrapa & Escola, uma iniciativa que visa aproximar a ciência da comunidade escolar. Além da equipe dos pesquisadores, os empregados: Bianca R. F. Tamporoski, Sandra Otto Capille Gnutzmann, Narcizo da Silva Camara, Paulo Henrique Vitro e Aroldo da Silva Júnior contribuíram com o atendimento aos estudantes durante a visita.
Saiba Mais – A Semana do Meio Ambiente é uma realização da Prefeitura Municipal de Dourados, através do Instituto do Meio Ambiente de Dourados (Imam) e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Dourados (Comdam). O evento acontece de 3 a 7 de junho e tem como tema “Mudanças Climáticas: pensar globalmente, agir localmente”. As atividades foram desenvolvidas em parceria com diversas instituições, incluindo a Semed, UFGD, UEMS, Unigran, Anhanguera, Embrapa, Sanesul, Financial, Ibama e Imasul. A XXI Semana do Meio Ambiente de Dourados destaca a importância da cooperação entre diferentes setores para a construção de um futuro mais sustentável.
Com informações: Embrapa Agropecuária Oeste / Núcleo de Comunicação Organizacional – NCO Dourados, MS