Construção de Unidade Hospitalar para Atender Brasileiros e Paraguaios Ganha Força.
A criação de um hospital binacional na fronteira entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã está um passo mais próxima de se tornar realidade. O empresário e CEO da Universidade Central do Paraguai, Carlos Bernardo, está liderando o projeto que visa atender tanto brasileiros quanto paraguaios, desafogando e fortalecendo o sistema de saúde pública de ambos os lados.
Há cerca de dois anos, Bernardo encampou essa iniciativa e, recentemente, em Brasília, manteve contatos estratégicos para avançar na construção da unidade hospitalar. Ele se reuniu com o deputado federal Vander Loubet (PT-MS) e representantes do segmento de saúde, encontrando apoio significativo para o projeto.
A proposta do Hospital Binacional tem ganhado força entre políticos e empresários dos dois países. Segundo Carlos Bernardo, a criação do hospital resolveria o problema crônico de falta de vagas e a negativa de atendimento de estrangeiros na região de fronteira. “É um absurdo que pessoas morram por falta de atendimento. No caso dos pacientes de Pedro Juan Caballero, eles poderiam ser atendidos no Hospital Regional de Ponta Porã, mas legalmente isso não é possível, e muitos acabam viajando mais de 500 quilômetros até Assunção para buscar ajuda médica,” afirma Bernardo.
O deputado Vander Loubet, que já demonstrou seu entusiasmo pela proposta, reforçou seu apoio em Brasília. “O projeto é ideal para atender à demanda da nossa saúde pública na região de fronteira, e estamos trabalhando para colocá-lo em prática,” destacou Loubet.
Com essa movimentação em Brasília, Carlos Bernardo dá um passo crucial para transformar a visão de um Hospital Binacional em realidade, proporcionando atendimento médico de qualidade e acessível para as comunidades fronteiriças do Brasil e Paraguai.