Um convênio foi firmado na tarde de ontem (20) entre o Governo de Mato Grosso do Sul e o IEPS (Instituto para Estudos de Políticas de Saúde). Com o apoio da Associação Umane e da Fundação Lemann.
O objetivo é aprimorar as políticas de saúde, com ênfase na consolidação do processo de regionalização, por meio do programa Redes, que visa ajudar os estados a desenvolver estratégias eficazes para integrar e melhorar as redes de atenção à saúde (RAS).
A assinatura da cooperação contou com a presença do governador Eduardo Riedel, do diretor do IEPS, Arthur Aguillar, do secretário de Saúde (SES), Maurício Simões, e da secretária-adjunta Crhistinne Maymone. O acordo prevê que as instituições ofereçam assessoria técnica para os projetos do PRI (Planejamento Regional Integrado) da SES.
Esse planejamento é realizado dentro da região de saúde, fundamentado nas necessidades expressas nos planos municipais de saúde, sendo acordado, monitorado e avaliado pela Comissão Intergestores Regional – CIR.
O governador Eduardo Riedel salientou que a iniciativa traz uma “clareza de diretrizes para a regionalização da saúde pública”. Já o diretor do IEPS, Arthur Aguillar, afirmou que a adesão de Mato Grosso do Sul ao programa Redes vem apoiar a gestão bipartite (municípios e Estado), e está centrada em eixos de capacitação, administração e financiamento indutor.
Ainda participaram da solenidade, a gerente de Parcerias e Novos Projetos da Umane, Evelyn Santos, e a gerente de Impacto em Lideranças da Fundação Lemann, Janiele de Paula.