As intervenções estão sendo direcionadas a áreas que enfrentam sérios problemas de conservação do pavimento, utilizando uma técnica de recorte do asfalto que visa garantir maior durabilidade dos reparos.
A Prefeitura de Dourados continua a desenvolver os serviços de tapa-buraco nos diversos bairros. As quatro equipes estão atuando nos bairros Santa Maria, Universitário, Industrial e Maxwell. “Este é um trabalho sistemático que foca em uma área específica, e somente após a conclusão total dos serviços é que se procederá para outra localidade”, detalha Jorge Luís de Lucia, secretário de Obras.

O prefeito Marçal Filho tem se empenhado em acompanhar de perto essas atividades. Recentemente, ele visitou o Jardim Santa Maria, na rua Neli Todeschini, uma via de intenso tráfego, onde circulam muitos caminhões pesados. Em razão disso, a infraestrutura da estrada está comprometida, com a formação de “borrachudos” nas margens das pistas em diversos trechos. Esse problema também está presente em ruas adjacentes.
Shirley Quadros é moradora da rua Major Capilé há 19 anos e diz que a grande presença de caminhões e carretas é frequente. Ela ainda questiona os trabalhos feitos por empresas terceirizadas da Sanesul, empresa de saneamento, que recorta a rua para fazer encanamento de água e esgoto e que o conserto não tem sido satisfatório.
Na Major Capilé as equipes da prefeitura estão fazendo a remoção do asfalto nos trechos críticos e feita a inserção de nova malha asfáltica. Posteriormente está sendo realizada a compactação e a finalização. O prefeito, que tem vistoriado as obras, tem avaliado que a malha asfáltica da cidade é antiga e precária e somente um recapeamento (serviço que demanda muito recurso) seria necessário para sanar os problemas de muitas ruas.
“Recebemos uma cidade com muitos problemas de infraestrutura, contudo o mais urgente se concentra na questão da malha asfáltica, que está comprometida com buracos nas mais diferentes vias e regiões de Dourados”, explica Marçal Filho. “Estou há 42 dias como prefeito e tem muitas ruas acabadas, mas vamos chegar aí na sua rua, no seu trabalho e o serviço está sendo feito com qualidade”, avisou. Após concluir o bairro Santa Maria, uma das equipes irá para o Canaã I e bairros adjacentes, também na mesma região. A proposta é de recuperar todos os trechos que apresentam problemas crônicos e colocam em risco os usuários de trânsito.
Com informações: ASSECOM