29.4 C
Dourados
segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025
- Publicidade-spot_img

Agricultores já têm a chance de participar do programa “Desenrola Rural”, que oferece descontos de até 96% nas dívidas

- Publicidade -

Essa iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar representa uma oportunidade valiosa para os produtores da agricultura familiar regularizarem suas pendências financeiras e recuperarem o crédito.

A partir desta segunda-feira, 24 de fevereiro, agricultores familiares com dívidas no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além de outras como cartões de crédito e empréstimos em instituições financeiras, Crédito de Instalação, ou dívidas já registradas na Dívida Ativa da União (DAU), incluindo impostos com mais de um ano de inadimplência, poderão renegociar suas obrigações com descontos que podem chegar a 96%. O Desenrola Rural é uma medida do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) que traz uma oportunidade significativa para os produtores da região de Dourados.

Além do refinanciamento das dívidas com abatimentos consideráveis, o Desenrola Rural também facilitará o acesso ao crédito rural. Com essa ação, o Governo Federal busca auxiliar na recuperação da situação financeira dos agricultores familiares; aumentar a disponibilidade de linhas de financiamento pelo Pronaf; promover a sustentabilidade econômica e fortalecer as atividades produtivas da agricultura familiar, além de incentivar a recuperação dos recursos inscritos na Dívida Ativa da União e de recursos lançados a prejuízo dos Fundos Constitucionais de Financiamento e das instituições financeiras.

Para o secretário municipal de Agricultura Familiar, Bruno Pontim, os agricultores de Dourados que se enquadrem nos critérios contam com uma oportunidade significativa para sair da inadimplência e voltar a ter meios acessíveis para ter crédito no mercado. “O Desenrola Rural pode ser a oportunidade de renegociar suas dívidas, limpar o nome e voltar a ter acesso a crédito para investir em seus negócios”, explica. “É importante que os agricultores interessados procurem suas instituições financeiras para obter mais informações e verificar se são elegíveis para participar do programa”, ressalta.

Pontim destaca ainda que com as ações, o programa permite que os agricultores invistam em suas atividades, modernizem seus equipamentos e expandam a produção. “Essa medida é fundamental para impulsionar o desenvolvimento da agricultura familiar no município e garantir a segurança alimentar da população”, citou.

Os interessados devem acessar o site do Regularize (https://www.regularize.pgfn.gov.br) com seu CPF e selecionar “Consultar Dívida” para selecionar suas opções de pagamento. Se a dívida for do Pronaf, ou outras adquiridas junto aos bancos, o interessado deve procurar sua instituição financeira para regularizar sua situação. Se a dívida for de Crédito de Instalação, o interessado pode ir direto ao Incra para quitar os débitos com desconto. O interessado em aderir ao Programa também pode procurar os sindicatos, associações e entidades representativas para obter auxílio.

Com informações: ASSECOM

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-