A Universidade Central do Paraguai oferece serviços de saúde básica inteiramente gratuitos.
Recentemente, a Universidade Central do Paraguai, localizada em Pedro Juan Caballero (UCP-PJC), decidiu cancelar a ação social gratuita que estava agendada para esta sexta-feira, 21, no bairro “Defensores Del Chaco”, onde o atendimento aconteceria na escola básica número 5678 “San Alfonso”.
Essa atividade é uma iniciativa sem custos promovida pela extensão universitária da UCP, com o objetivo de atender de maneira completamente gratuita diversas comunidades de Pedro Juan Caballero e áreas adjacentes.
No entanto, quando a comitiva da UCP-PJC, formada por médicos, professores e universitários de diversos semestres chegou até a escola onde o atendimento gratuito seria prestado, chegou a informação por parte de pais dando conta da cobrança da taxa de G$ 15 mil (cerca de R$ 11,00) no câmbio desta sexta-feira, para que os pais e filhos pudessem ter acesso aos serviços médicos de várias especialidades.
Assim que a coordenação fez uma verificação junto à direção da escola, decidiu interromper o programa de atendimento médico básico gratuito, e a equipe se retirou do local.
CEO da UCP-PJC, Carlos Bernardo salientou que de forma alguma a Universidade poderia aceitar a cobrança de qualquer valor para que os atendimentos fossem prestados, já que o programa de atenção básica nos bairros da UCP itinerante é uma forma de devolver e agradecer à população pedrojuanina a recepção que presta à Universidade Central do Paraguai e todos seus acadêmicos.