26 C
Dourados
quinta-feira, 3 de abril de 2025
- Publicidade-spot_img

 Rastreabilidade é tema de discussão entre mais de 100 pecuaristas em Dia de Campo no Pará

- Publicidade -

Acompanhando o avanço do Sistema Oficial de Rastreabilidade Bovídea Individual do Pará, iniciativa permitiu a troca de experiências sobre a identificação animal.

Abril de 2025 – O avanço da rastreabilidade no estado do Pará segue em destaque entre os pecuaristas, que se movimentam para ampliar o conhecimento sobre o tema, acelerar a identificação individual e colher os benefícios de uma cadeia produtiva amparada na gestão de dados e na transparência dos processos. Como parte das ações voltadas ao assunto, mais de 100 profissionais do agronegócio, entre técnicos, médicos-veterinários, zootecnistas, gerentes de fazenda e representantes dos sindicatos rurais de Piçarra e Araguaína, da Associação de Criadores do Pará (Acripará) e da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (ADAPEC), reuniram-se na última semana de março, em Piçarra (PA), para um Dia de Campo sobre rastreabilidade.
 

Realizado na Fazenda Itaipavas, do Grupo Pontes, o evento contou com palestras e atividades práticas. A ação foi promovida pelo pecuarista Renato Pontes, com o apoio da MSD Saúde Animal e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará). A proposta foi discutir a rastreabilidade e ressaltar, a partir do ponto de vista daqueles que já utilizam a identificação eletrônica na fazenda, como que o sistema permite extrair benefícios no manejo, na gestão da propriedade, na sustentabilidade da cadeia e no aumento da produtividade e rentabilidade.

A atividade foi ao encontro do Programa Pecuária Sustentável do Pará, uma iniciativa pioneira, lançada em 2023 e que ressalta o compromisso com o desenvolvimento sustentável do setor pecuário, já que introduziu o Sistema Oficial de Rastreabilidade Bovídea Individual do Pará (SRBIPA), que visa identificar individualmente bovinos e bubalinos em todo o Estado até dezembro de 2026. Outros objetivos do projeto são ter 100% do trânsito de bovinos rastreado individualmente até dezembro de 2025; 75% dos Cadastros Ambientais Rurais validados até dezembro de 2025 e 100% até dezembro de 2026.
 

O programa também prevê a recuperação de 20% da área de pastagens degradadas e a priorização da implementação da rastreabilidade no entorno de Territórios Coletivos, como povos indígenas e comunidades tradicionais. “O SRBIPA é um grande avanço para o setor e incentiva uma pecuária mais competitiva, responsável e sustentável. E o Dia de Campo foi realizado como um reforço desse movimento, compartilhando os benefícios da identificação animal, especialmente para quem ainda não utiliza ou usa com menos intensidade. Foi um momento inspirador, de troca de experiências, e apoiar iniciativas como essa faz parte do nosso compromisso com a pecuária sustentável”, afirma Luciano Lobo, gerente de desenvolvimento de negócios de rastreabilidade da MSD Saúde Animal.
 

Para Renato Pontes, a ação propôs debates que poderão inspirar muitos fazendeiros e produtores a terem o mesmo cuidado e a mesma obstinação pela busca da qualidade e produtividade. “O evento foi um sucesso e atesta a credibilidade e o exemplo do caminho que o Grupo Pontes está seguindo, com a parceria da MSD Saúde Animal. É gratificante ver como o primeiro Dia de Campo que realizamos permitiu ampliar o conhecimento sobre os ganhos da identificação animal.”
 

 Rastreabilidade é tema de discussão entre mais de 100 pecuaristas em Dia de Campo no Pará
Evento sobre Rastreabilidade no Pará (Crédito: Ascom ADEPARÁ).

O evento promoveu palestras sobre Rastreabilidade e Gestão Eficiente na Pecuária de CorteA Saúde Animal e a Tecnologia na Produção PecuáriaRastreabilidade e Defesa Sanitária Animal, e Boas Práticas de Identificação Animal. Também foi realizado um curso de Operador de Rastreabilidade, pela Adepará, abordando o funcionamento do SRBIPA no Estado, as ações que estão sendo desenvolvidas para a implementação e execução do sistema, como que os produtores devem se adequar e a importância de eles engajarem nessa iniciativa, que, além dos benefícios em gestão, sustentabilidade e produtividade, vai proporcionar o fortalecimento da produção pecuária para alcançar mercados internacionais.
 

“Foram 70 pessoas treinadas no SRBIPA. Profissionais que poderão atuar para auxiliar o produtor com essa nova tecnologia RFID (identificação por radiofrequência) que está sendo implementada nas propriedades”, pontua Barbra Lopes, gerente de rastreabilidade e cadastro agropecuário da Adepará.
 

Quem também ressalta o sucesso do Dia de Campo é Josely Silva, gerente de demanda da MSD Saúde Animal: “Tivemos a presença de muitos profissionais do setor, que participaram com entusiasmo, compartilharam ideias e informações e puderam ampliar o conhecimento sobre o tema. A identificação animal e o plano de rastreabilidade do Pará são de suma importância para o avanço do setor e a valorização perante consumidores e os mercados nacional e internacional”.

Sobre a MSD Saúde Animal   

Há mais de 130 anos, a MSD cria invenções para a vida, trazendo ao mercado medicamentos inovadores para combater as doenças mais desafiadoras. A MSD Saúde Animal, uma divisão da Merck & Co., Inc., é a unidade global de negócios de saúde animal da MSD. Por meio do seu compromisso com a Ciência para Animais mais Saudáveis, a MSD Saúde Animal oferece a médicos-veterinários, pecuaristas, donos de pets e governos uma grande variedade de produtos farmacêuticos veterinários, vacinas, soluções e serviços de gestão de saúde, além de um amplo conjunto de tecnologia conectada que inclui produtos voltados à identificação, à rastreabilidade e ao monitoramento. A MSD Saúde Animal é dedicada a preservar e melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho dos animais e das pessoas. Investe amplamente em recursos de P&D e em uma cadeia de suprimentos moderna e global. A empresa está presente em mais de 50 países e seus produtos estão disponíveis em cerca de 150 mercados. Para obter mais informações, visite nosso site e conecte-se conosco no LinkedIn, Instagram e Facebook.

Com informações: FSB Comunicação

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-