29.2 C
Dourados
sábado, 12 de abril de 2025
- Publicidade-spot_img

Os preços dos alimentos aumentam e a inflação cresce 0,56% em março, segundo o IBGE

- Publicidade -

A previsão da pesquisa Reuters era de um crescimento de 0,56% no período.

A inflação oficial do Brasil, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), apresentou uma alta de 0,56% em março, conforme os dados divulgados na quarta-feira (10) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Esse aumento foi principalmente impulsionado pela elevação nos preços dos alimentos, que continuam a pressionar o orçamento das famílias.

Segundo o IBGE, a alimentação domiciliar foi o fator que mais impactou o índice, destacando-se os aumentos nos preços da cenoura, batata-inglesa, arroz e frutas. Itens como leite longa vida e carnes também tiveram variações positivas, contribuindo para a elevação da inflação no mês.

No acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA alcançou 3,93%, permanecendo dentro da meta de inflação estipulada pelo Banco Central para este ano. Apesar do aumento mensal, esse resultado é considerado controlado; no entanto, especialistas indicam que a evolução dos preços dos alimentos nos próximos meses será crucial para o comportamento da inflação e as expectativas em relação à taxa básica de juros (Selic).

Outro fator de pressão observado em março foi o grupo de Transportes, influenciado pelo reajuste nos preços da gasolina e das passagens aéreas. Já setores como Vestuário e Comunicação registraram queda nos preços, ajudando a conter um avanço maior do índice geral.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-