21.9 C
Dourados
sábado, 12 de abril de 2025
- Publicidade-spot_img

Preço da lima ácida tahiti alcançou a maior média para o primeiro trimestre em seis anos

- Publicidade -

A redução na oferta de frutas de qualidade superior, aliada à demanda constante da indústria, fez com que os preços subissem, registrando um aumento de 55% em comparação ao mesmo período de 2024.

Preços da tahiti sobem no início de 2025

Conforme estudo realizado pela equipe Hortifrúti do Cepea, os preços da lima ácida tahiti tiveram uma valorização significativa nos três primeiros meses de 2025. A média nesse período foi de R$ 25,06 por caixa de 40,8 kg, representando um crescimento de 55% se comparado ao mesmo trimestre do ano anterior.

Esse é o valor mais alto registrado para o primeiro trimestre desde 2019, quando a cotação corrigida pelo IGP-DI de março de 2025 foi de R$ 29,95 por caixa.

Menor oferta e maior demanda impulsionam preços

O aumento nos preços da fruta está principalmente ligado à diminuição da disponibilidade de frutas com qualidade satisfatória e à demanda robusta da indústria de processamento.

Pesquisadores do Hortifrúti/Cepea ressaltam que, neste começo de ano — um período estratégico para a produção da tahiti — a procura por parte da indústria contribuiu para manter os preços em níveis elevados.

Indústria cítrica concentra esforços na tahiti

Com a redução no ritmo de moagem da laranja, parte do parque industrial citrícola direcionou suas operações para o processamento da lima ácida tahiti. Essa movimentação das indústrias tem desempenhado um papel importante no escoamento de frutas fora do padrão, que são destinadas à moagem.

Segundo agentes consultados pelo Cepea, essa absorção por parte da indústria está diminuindo a oferta de frutas de menor qualidade no mercado in natura, o que contribui, também, para a firmeza nos preços da tahiti no segmento de mesa.

Fonte: Portal do Agronegócio

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-