22.4 C
Dourados
terça-feira, 26 de novembro de 2024
- Publicidade-

Frísia realiza levantamento da emissão de gases na produção de leite de seus cooperados

- Publicidade -

Recém-implantada, iniciativa já apresentou números promissores, com menos de 2 kg de dióxido de carbono equivalente (CO2e) por litro de leite produzido.

Frísia realiza levantamento da emissão de gases na produção de leite de seus cooperados

Em 2022, a área ambiental da Frísia Cooperativa Agroindustrial iniciou um inventário para a identificação da emissão equivalente* ao dióxido de carbono (CO2e) na produção de leite de seus cooperados. O estudo foi iniciado em apenas seis propriedades, mas já apresentou números promissores: em média, os cooperados analisados emitem menos de 2 kg de CO2e por litro de leite produzido.  Este ano será realizada a mensuração em mais 14 propriedades.

As seis propriedades diagnosticadas foram divididas por sistema de manejo (duas de cada): confinados, semiconfinados e pasto. “Mesclamos para que todos tenham oportunidade de participar, mas também para entender a diferença entre os sistemas”, destaca Lorena Zamae, analista de meio ambiente da Frísia. 

A ferramenta escolhida para o cálculo e inventário foi a Cool Farm Tool (CFT), já utilizada por grandes players do agronegócio. Na plataforma, são inseridas informações sobre dieta, manejo e produção de alimento dos animais.  

A analista da Frísia destaca que o objetivo é identificar oportunidades para redução da emissão de carbono por litro de leite. O primeiro passo é inventariar a cadeia de produtores para se obter a média da cooperativa. Depois, trabalhar as ações necessárias para a redução das emissões com metas, benchmarking e parcerias.  

“Se aumentarmos a produção com tecnologias mais limpas, vamos proporcionar o desenvolvimento econômico para os associados e a redução das emissões,  ficando o mais próximo da neutralidade”, explica. Nas seis primeiras propriedades analisadas, se verificou um melhor desempenho naquelas que possuem tecnologias de tratamento de dejetos por separadores de sólidos e biodigestores, adubação orgânica na lavoura e geração da própria energia por fontes renováveis. 

A ideia, conta a analista, é fazer em 100% dos produtores de leite da Frísia, com aumento de propriedades verificadas anualmente. A cooperativa tem atualmente 260 propriedades que produzem leite.

*Equivalência em dióxido de carbono, CO₂eq ou CO₂e, é uma medida internacional que expressa a quantidade de gases de efeito estufa em termos equivalentes à quantidade de dióxido de carbono.

Fonte: Assessoria de Imprensa Frísia

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-