O Brasil está prestes a alcançar uma marca inédita em suas exportações de soja em grão, aproximando-se dos 100 milhões de toneladas em um único ano.
De acordo com os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), os embarques de soja em novembro ultrapassaram os 5,19 milhões de toneladas, elevando o total do ano para pouco mais de 98 milhões de toneladas.
É notável que a soja brasileira esteja encerrando o ano com uma demanda externa tão expressiva. Antes de 2023, apenas nos anos de 2018 e 2019 as exportações superaram a marca de 4 milhões de toneladas. Isso foi um reflexo da guerra comercial entre China e Estados Unidos, que desviou uma parcela significativa da demanda chinesa para o Brasil.
Neste ano, mesmo sem a guerra comercial, o Brasil manteve suas exportações em níveis muito superiores aos registros históricos. Em novembro, por exemplo, as exportações apresentaram uma queda de menos de 6,9%, bem abaixo da média dos cinco anos anteriores (2018 a 2022), onde os embarques do período registraram uma queda de aproximadamente 17,6%.
Fonte: Portal do Agronegócio