34.5 C
Dourados
domingo, 6 de outubro de 2024
- Publicidade-

Atvos planeja investir R$ 350 milhões em unidade de biometano no Mato Grosso do Sul

- Publicidade -

A empresa de produção de etanol busca diminuir o uso de diesel e ampliar o mercado de gás renovável.

Nesta quarta-feira, a empresa Atvos, produtora de etanol e açúcar, anunciou a assinatura de um memorando para investir R$ 350 milhões na construção da sua primeira unidade de biometano feito a partir dos resíduos da cana-de-açúcar.

Localizada em Nova Alvorada do Sul (MS), onde a empresa já tem uma usina de etanol, a unidade irá utilizar vinhaça e torta de filtro como matérias-primas, resíduos provenientes da produção da cana-de-açúcar.

A Atvos, uma das principais empresas do setor sucroenergético brasileiro, controlada pelo Mubadala Capital, planeja ter a capacidade de produzir 28 milhões de metros cúbicos de biometano por safra em sua usina especializada.

O CEO da companhia, Bruno Serapião, afirmou que a instalação da unidade produtora de biometano na Unidade Santa Luzia (USL) marcará a inserção da Atvos no mercado de gás natural renovável, com destaque para a produção em grande escala para atender à crescente demanda.

Ele destacou que o Estado de Mato Grosso do Sul e a prefeitura de Nova Alvorada do Sul promoveram as condições favoráveis para o desenvolvimento de novas oportunidades na região. No entanto, não forneceu detalhes adicionais sobre essa parceria.

A Usina Santa Luzia pretende direcionar a produção de biometano para abastecer parte da frota logística da empresa e de seus parceiros, visando diminuir em até 40% o uso de diesel no futuro próximo.

O excedente de biometano será destinado aos municípios vizinhos, conforme Serapião.

Além de substituir o diesel, o biometano também pode ser empregado na indústria, como substituto do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e do óleo combustível, e até mesmo em usinas termelétricas.

Atualmente, a operação da Atvos em Nova Alvorada do Sul tem capacidade para processar 5,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e produzir 498 milhões de litros de etanol.

Ainda em Mato Grosso do Sul, a empresa também possui a Unidade Eldorado (UEL), situada em Rio Brilhante, que produz tanto etanol quanto açúcar VHP; e a Unidade Costa Rica (UCR), localizada no município homônimo, direcionada para a produção do biocombustível à base da cana-de-açúcar.

Fonte: Forbes Brasil

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-