24.7 C
Dourados
sexta-feira, 22 de novembro de 2024
- Publicidade-

Na Universidade Central do Paraguai (UCP), foi realizada uma exposição sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

- Publicidade -

Durante um evento organizado pela Liga Universitária Pediátrica da UCP, especialistas discutiram o Transtorno do Espectro Autista. Na ocasião, a Liga foi agraciada com um certificado em reconhecimento e agradecimento da Associação de Pais e Familiares de Pessoas com TEA do Departamento de Amambay.

As palestras foram conduzidas pelo Neuropediatra e Diretor das Carretas da Filial da UCP em Pedro Juan Caballero, José Luiz Castro, e pela médica e professora do curso, Mônica Gonzalez Vasquez. Eles compartilharam seus conhecimentos com aproximadamente 500 estudantes universitários que lotaram o Auditório do Centro Tecnológico.

O TEA é um distúrbio de desenvolvimento neurológico que se caracteriza por um desenvolvimento atípico, comportamentos específicos, dificuldades na comunicação e interação social, padrões repetitivos de comportamento e interesses limitados.

Segundo o Dr. José Luiz Castro, no neurodesenvolvimento infantil, há indícios que permitem ser detectados nos primeiros meses de vida, com o diagnóstico sendo confirmado entre os 2 e 3 anos de idade. “Detectar possíveis atrasos no desenvolvimento, diagnosticar precocemente o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e encaminhar para intervenções comportamentais e suporte educacional o mais cedo possível pode resultar em benefícios significativos ao longo da vida do paciente”, mencionou Castro em relação à plasticidade cerebral a longo prazo.

A Liga Universitária de Pediatria realiza diversas atividades, como palestras e serviços comunitários, que contribuem para melhorar a qualidade de vida da comunidade fronteiriça, principalmente recém-nascidos, crianças e adolescentes.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-