24.7 C
Dourados
sábado, 23 de novembro de 2024
- Publicidade-

OAB abre 8º Congresso Jurídico de Dourados nesta terça

- Publicidade -

Mais importante encontro acadêmico do Direito do interior de Mato Grosso do Sul acontece no Salão de Eventos da Unigran com debates, ciclos de palestras e audiências simuladas.

A 4ª Subseção de Dourados e Itaporã da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) abre nessa terça-feira, dia 7 de maio, às 19h, o 8º Congresso Jurídico de Dourados, evento tradicional que é realizado em parceria com o Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran), Caixa de Assistência ao Advogado (CAAMS) e Escola Superior da Advocacia (ESA). “Esperamos repetir nesta 8ª edição o mesmo sucesso que alcançamos com o 6º e o 7º Congresso Jurídico, voltado para acadêmicos, advogados e demais operadores do Direito”, enfatiza Ewerton Araújo de Brito, presidente da 4ª Subseção da OAB.

Ewerton Araújo de Brito convida acadêmicos de Direito, advogados e demais operadores do Direito para o 8º Congresso Jurídico da OAB (Foto: Divulgação).
Ewerton Araújo de Brito convida acadêmicos de Direito, advogados e demais operadores do Direito para o 8º Congresso Jurídico da OAB (Foto: Divulgação).

Ele ressalta que o 8º Congresso Jurídico da OAB Dourados e Itaporã é resultado da mobilização da diretoria, dos conselheiros federais e estaduais, bem como das mais variadas Comissões que integram a 4ª Subseção. A programação foi definida após diversos encontros internos e reuniões abertas, inclusive com a participação dos professores Renato de Aguiar Lima Pereira e Joe Graeff Filho, respectivamente Diretor e Coordenador da Faculdade de Direito da Unigran, grande parceira da OAB na iniciativa.

O presidente da 4ª Subseção da OAB Dourados e Itaporã destaca que neste ano o Congresso Jurídico acontece no salão de eventos da instituição em razão da grande procura. “A Unigran sempre foi uma grande parceira da nossa instituição e toda vez que foi chamada esteve presente nos mais diferentes desafios acadêmicos, sobretudo na área do Direito”, enfatiza Ewerton Araújo de Brito. “Este é o evento do ano para todos os amantes do Direito! É a oportunidade de enriquecer os conhecimentos jurídicos, de forma que estamos diante de uma oportunidade ímpar para expandir horizontes e nos aprofundar com excelência em diversos temas do Direito”, celebra o presidente.

PROGRAMAÇÃO

A abertura do 8º Congresso Jurídico será nesta terça-feira, dia 7 de maio, às 19h, com a Mesa Redonda que terá como tema “Aspectos Jurídicos do Agronegócio”. O debate contará com a presente de juristas reunindo os advogados Bitto Pereira, presidente da Seccional da OAB em Mato Grosso do Sul, Fábio Nogueira Costa, diretor-tesoureiro da OAB/MS e Alexandre Ávalo, procurador-geral em Campo Grande.

As atividades prosseguem na quarta-feira, dia 8, às 8h30 com a realização da Audiência Simulada Trabalhista presidida pelo juiz da Vara do Trabalho, Bruno Vinícius Lima Bragiato com a participação dos advogados e advogadas Ana Carolina Fernandes Dias, Welinton Melgarejo, Nelly Gabriela Diaz Bervig, Joice Eloisa Goetz, Rosa Medeiros Bezerra, Gilvane Bezerra da Silva Dias, Heitor Oliveira Barbosa e Mayara Viviane Oliveira Santos.

Também na quarta-feira será realizada pela Escola de Prerrogativas, às 10h a Mesa Redonda com o tema “Prerrogativas da Advocacia e Hipóteses de Violação; Formas de Executar Assistência: espécies, hipóteses e princípios”. O tema será debatido pelos advogados Riad Wehbe, Renan Ferreira Borba e Lucas Rigonatt Paes, com a mesa sendo presidida pela advogada Karina Koschinski.

Ainda na quarta-feira, às 19h, serão proferidas palestras com as advogadas Camila Bastos, vice-presidente da Seccional da OAB/MS e Camilla Dias Lopes, Conselheira da Seccional da OAB do Distrito Federal. Camila Bastos vai proferir palestra com o tema “Marketing Jurídico: como fazer publicidade em obediência ao Estatuto da OAB”, enquanto Camilla Dias vai proferir palestra com o tema “Oratória do Zero à Maestria”.

Na quinta-feira, dia 9, às 8h, acontece Audiência Simulada Cível conduzida pelo Juiz de Direito, César de Souza Lima, titular da 5ª Vara Cível de Dourados, com participação dos advogados Gustavo Fiel, Virgílio Beretelli e Daniely Toledo. As audiências simuladas são fundamentais para que os acadêmicos de Direito possam ter esse primeiro contato com o direito prático e possam se preparar ainda melhor para o início da vida jurídica. Também na quinta-feira, às 10h, acontece o Júri Simulado sob a presidência do juiz de Direito da Vara do Tribunal do Júri, Ricardo da Mata Reis, com a participação de advogados e advogadas que atuam no Tribunal do Júri.

O 8º Congresso Jurídico da OAB Dourados e Itaporã será encerrado na noite de quinta-feira, dia 9, com palestras proferidas, a partir das 19h, pelo advogado Felipe Azuma, Mestre em Direito e especialista em Direito Penal, com mais de 25 anos de experiência no júri, e pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Luiz Tadeu Barbosa. A palestra de Felipe Azuma terá como tema “Os Segredos da Inquirição de Partes e Testemunhas”, enquanto a palestra do desembargador Luiz Tadeu Barbosa terá como tema “Regularização Fundiária pelo Procedimento de Jurisdição Voluntária”.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-