25.5 C
Dourados
quinta-feira, 21 de novembro de 2024
- Publicidade-

NOAA mostra chuvas abaixo da média em áreas do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso nos próximos sete dias

- Publicidade -

Previsão é de que precipitação mais volumosa siga concentrada em faixa central do país.

Apesar da previsão ser de chuvas para praticamente todo o Brasil nos próximos sete dias, conforme mostram diferentes modelos climáticos, a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) prevê volumes abaixo da média para áreas do país onde já teve início o plantio de soja.

Para os próximos sete dias, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra os maiores acumulados, entre 150 e 200 milímetros no acumulado total, sobre o oeste de Goiás, sul e noroeste de Minas Gerais e alguns pontos do Amazonas, São Paulo, Espírito Santo e Paraná. Nesses estados, algumas regiões também devem registrar volumes totais em torno de 100 milímetros.

Sobre a maior parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sul do Paraná e grande parte do Mato Grosso do Sul, apesar de haver precipitação prevista, os acumulados não devem ultrapassar os 50 milímetros durante todo esse período de sete dias.

GIF 07-11-2024 11-38-31
Chuva acumulada durante os próximos sete dias. Fonte: Inmet

A previsão da NOAA de que em algumas áreas entre Paraná e Mato Grosso do Sul e em partes do Rio Grande do Sul, até a sexta-feira (15), o acumulado de chuvas não ultrapasse os 20 milímetros. O órgão norte-americano aponta os maiores acumulados, em torno de 100 milímetros, concentrado em uma faixa central do país. Condição semelhante está projetada também para semana seguinte, com fortes chuvas apenas para o Brasil Central.

Assim, considerando o mapa de anomalia, o nordeste do Rio Grande do Sul, oeste do Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e o norte de Mato Grosso devem ficar com precipitação inferior à media para o atual período do ano nos próximos dias.

NOAA_071124
Previsão de chuvas para as próximas duas semanas e anomalia em sete dias. Fonte: Inmet

O mapa de precipitação acumulado do Inmet mostra que nos últimos dez dias, o sudoeste do Paraná, Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina e pontos de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso contabilizaram volumes inferiores a 40 milímetros.

As chuvas mais fortes dos últimos dez dias ficaram concentradas sobre o Triângulo Mineiro, Goiás e centro e oeste de Mato Grosso, onde a precipitação acumulada superou os 90 milímetros. Entretanto, para grande parte do Brasil, as chuvas ficaram em torno dos 50 milímetros.

Acumulado_071124
Acumulado total de chuvas nos últimos dez dias. Fonte: Inmet

Fonte: Notícias Agrícolas

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-