19.6 C
Dourados
quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
- Publicidade-

Colheita de Soja no Rio Grande do Sul Deve Crescer Quase 19% na Safra 2024/25

- Publicidade -

Aumento na produtividade é estimado em 13,17% em comparação ao ciclo anterior.

O Rio Grande do Sul deve alcançar uma colheita de mais de 21,6 milhões de toneladas de soja na safra 2024/25, um aumento de 18,59% em relação à produção do ciclo 2023/2024. As estimativas foram apresentadas pela Emater/RS durante a Fesasoja 2024, realizada no sábado (30/11) em Santa Rosa. Com 65% das lavouras já semeadas, o estado tem como objetivo colher uma maior quantidade de grãos, com uma área de plantio que deverá ocupar 6.811.344 hectares, o que representa um incremento de 1,54% na comparação com a safra anterior.

A expectativa de produtividade para esta safra é de 3.179 quilos por hectare, o que representa um crescimento de 13,17% em relação ao ciclo passado. De acordo com o diretor técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera, as lavouras semeadas no final de outubro e início de novembro apresentam boa germinação e um estande adequado. No entanto, aquelas plantadas a partir da segunda quinzena de novembro, em períodos com escassez de chuvas, registraram algumas falhas na germinação, embora sem comprometer significativamente a produtividade.

Baldissera também destacou os avanços no combate à ferrugem asiática da soja, por meio do Programa Monitora Ferrugem RS. Desenvolvido em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e a Emater/RS-Ascar, o programa envolve a colaboração de laboratórios privados e instituições de pesquisa do estado, com o objetivo de monitorar e auxiliar os produtores no manejo da doença.

Marco Zero da Soja

No domingo (1/12), a cidade de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, comemorou os 100 anos da introdução da soja no Brasil com a inauguração do Marco Zero da Soja, localizado na Congregação Luterana da Linha 15 de Novembro. O monumento marca o local onde foram plantados os primeiros grãos de soja no país. A cerimônia contou com o descerramento de uma placa comemorativa e emocionou a comunidade local.

Walter Lehenbauer, neto do pastor Albert Lehenbauer, que trouxe as primeiras sementes de soja para o Brasil, relembrou a história de sua família e destacou a importância das sementes trazidas por seu avô. “As sementes que meu avô trouxe ajudaram muitas famílias a reconstruir suas vidas”, afirmou.

A Fesasoja 2024 segue até o dia 8 de dezembro, no Parque de Exposições de Santa Rosa, celebrando o impacto da soja na economia nacional e o papel do município como berço do cultivo no Brasil.

Fonte: Portal do Agronegócio

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-