23.4 C
Dourados
sábado, 30 de novembro de 2024
- Publicidade-

Engorda de novilhas alcança bonificação de até R$ 7,20 por @

- Publicidade -

30/07/2015 16h21 – Atualizado em 30/07/2015 16h21

Campo Grande recebe nesta quarta e quinta-feira mais uma etapa do Circuito ExpoCorte 2015. A programação está voltada para a discussão do conceito do boi 7.7.7 – onde o abate é realizado com 21@ aos 24 meses – e contará com a participação da Novilho Precoce MS, que vai apresentar no dia 30 a partir 15h um case sobre engorda de novilhas. O evento acontece das 8 às 18h no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

O diretor de produção da Associação, Antônio João de Almeida, é especialista na engorda de novilhas e demostrará o sistema com base na experiência e resultados alcançados em sua propriedade, visando o abate precoce e o ganho de bônus sobre os preços pagos pelos frigoríficos parceiros da Novilho Precoce MS e também daqueles cadastrados no Subprograma de Apoio a Produção de Bovinos de Qualidade e Conformidade.

A fazenda Monte Cristo especializou-se na compra de fêmeas, recria e engorda destes animais em um período menor que 12 meses. Todo o processo será descrito na palestra, desde a forma de compra, recepção dos animais na propriedade e o manejo nutricional utilizado em diferentes meses do ano de acordo com as condições das pastagens.

Antônio João antecipa que utiliza diferentes tipos de suplementos nutricionais, desde o simples sal mineral passando por diferentes proteicos com níveis variados de consumo, até a utilização de ração produzida na propriedade. “O manejo alimentar diferenciado propicia ganhos de pesos superiores mesmo em épocas de pastagens ruins. Aliamos ao sistema de rotação de pastagens, o que favorece um melhor aproveitamento dos pastos e aumento da lotação animal”, comenta ele.

A parte final da engorda é o sistema de comercialização dos produtos acabados é descrito pelo pecuarista como o mais simplificado possível, pois como associado à Novilho Precoce MS sua comercialização utiliza-se das parcerias existentes, que já possuem preços que seguem a tabela ESALQ mais os bônus de acordo com a qualidade dos animais abatidos. “São avaliados o peso de carcaça, a idade e a condição de acabamento das novilhas e após isto é calculado o sobre preço pela carne de qualidade”, resume.

Todo o sistema apresentado pelo produtor também descreverá seus custos de produção durante o ciclo de recria e engorda das fêmeas. O case tem a finalidade de mostrar a viabilidade técnica e econômica de um sistema de produção mais intensivo.

Acompanhe mais informações e conheça a programação completa acessando o site www.circuitoexpocorte.com.br. As inscrições são gratuitas e também podem ser feitas no mesmo endereço.

Fonte: Agroin

Foto: Divulgação

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-