18/08/2015 15h42 – Atualizado em 18/08/2015 15h42
Investir em genética é fundamental
Por: Gazeta do Campo
A aplicação de genética certificada garante ganhos de rentabilidade na pecuária e se tornou um investimento “quase obrigatório” para a atividade, segundo o professor Sergio De Zen, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP). Para atestar os ganhos financeiros com o emprego da genética, o especialista realizou um estudo comparativo em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
O professor afirmou que selecionou para a sua análise propriedades em regiões com características similares nas quais pecuaristas empregam sistemas produtivos parecidos. A diferença mais marcante entre as fazendas era o uso, ou não, do melhoramento genético certificado nos rebanhos. “Notamos que com o uso da genética os fatores de produção melhoram bastante”, afirma o pesquisador.
Dentre as propriedades analisadas estão duas fazendas em Barra do Garças, no Mato Grosso, que investem no ciclo completo, isto é, atuam na pecuária da cria à engorda. Na que utiliza a genética zebuína certificada, a margem de rentabilidade foi estimada pelo Cepea em R$ 1.926 por hectare. Na fazenda concorrente, o resultado foi calculado em apenas R$ 32,42 por hectare.
O professor Sergio De Zen afirma que produtores estão mais atentos à produtividade de suas fazendas por causa da valorização das terras, mas diz que ainda há espaço para mais investimentos em genética.
“Pecuaristas primeiramente começaram a se preocupar com o manejo das pastagens, depois com a melhoria destas, empregando técnicas como a mineralização. Agora chegamos na genética. E estes são fatores que alteram bastante o sistema produtivo”, diz.
O especialista também destaca que há opções de uso de genética acessíveis para todos os bolsos, e que até as fazendas de menor porte podem investir no melhoramento de seu rebanho.
Sergio De Zen apresentará os detalhes desta pesquisa amanhã (18/8), durante o 9º Congresso Brasileiro de Raças Zebuínas, em Uberaba (MG), realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O evento ocorre juntamente com a 8ª Expo-Genética, que discute avanços na pecuária zebuína relacionados a produtividade, genômica e sustentabilidade.
Fonte: Revista Globo Rural