11/04/2016 12h50 – Atualizado em 11/04/2016 12h50
De 10 de abril a 9 de maio, agricultores familiares que acessaram o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) terão descontos no pagamento dos financiamentos de sete culturas. Isso é o que define a portaria do Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), neste mês de abril.
Babaçu (amêndoa), borracha natural cultivada, cacau (amêndoa), cana-de-açúcar, feijão caupi, trigo e triticale são as culturas com desconto neste mês.
O maior bônus segue para a amêndoa do babaçu, em cinco estados: Pará, Tocantins, Ceará, Maranhão e Piauí. Com 55,82% de bônus nos dois primeiros estados; 43,78% no Ceará; 44,58% no Maranhão; e 34,94% no Piauí. Já o cacau, tem desconto de 17,87%, na Amazônia. A portaria não traz bônus para cesta de produtos. Confira a lista completa publicada no Diário Oficial da União.
O bônus é calculado mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA). A Conab faz um levantamento nas principais praças de comercialização dos produtos da agricultura familiar e que integram o PGPAF. O desconto é concedido aos produtos que tiveram o valor de mercado abaixo do preço de garantia – definido com base no custo de produção. O valor segue, como referência, os preços praticados em março de 2016.
Fonte: MDA