14/04/2016 11h15 – Atualizado em 14/04/2016 11h15
O principal interlocutor dos cursos oferecidos pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural são os sindicatos rurais existentes em 68 municípios de Mato Grosso do Sul. Em Fátima do Sul, região sul do Estado, a parceria com a igreja Metodista local oportunizou que 12 pessoas fossem capacitadas no curso de Implantação e Manejo Básico de Horta.
Segundo a mobilizadora do sindicato, Jeisa Silvia Casotti, essa é a segunda turma realizada na comunidade Eliane, localizada na periferia do município. “Em 2015 fomos procurados pelos representantes da igreja que solicitaram cursos que colaborassem para geração de renda e o primeiro foi de culinária. Esse ano renovamos a parceria e depois do Manejo de Horta vamos oferecer o de Paes, Biscoitos e doces”, detalha.
A capacitação conta com três dias de duração e os participantes aprendem noções de produção de hortaliças, implantação e manejo de horta, além de medidas de segurança no trabalho e meio ambiente. Jeisa revela que a iniciativa da comunidade foi positiva e que, agora, as famílias poderão compartilhar da produção. “O trabalho realizado no local da horta foi caprichoso e com orientação do instrutor, os alunos construíram até uma cerca. Daqui para frente eles terão a oportunidade de multiplicar o aprendizado e ter a satisfação de consumir o que
plantam”, acrescenta.
Para o instrutor do Senar/MS, Lucas Teixeira, foi recompensador trabalhar com o grupo, pois, todos demonstraram bastante interesse em aprender, independente da faixa etária. “Fui presenteado com uma turma diversifica formada por jovens, adultos e idosos que realmente estavam interessados no aprendizado. A área precisou de uma força tarefa para limpeza, construímos uma cerca para proteger as hortaliças plantadas e o resultado foi surpreendente”, aponta.
A dona de casa, Maria Perpétua mora na comunidade e conta que já tinha noção de como fazer uma horta, mas, ficou satisfeita com as técnicas apresentadas no curso. “Gostei bastante do curso, porque aprendemos outros formatos de produzir uma horta e o que mais me chamou atenção foi aprender os nomes científicos dos vegetais. Estou sempre procurando aprender e aproveitei a oportunidade”, ressalta.
Na avaliação da moradora Angela Maria Canedo, o aprendizado pode se tornar uma fonte de renda, mais barata e saudável. “Tenho um quintal grande na minha casa e vou começar uma horta lá. Gostei demais de aprender a cultivar hortaliças orgânicas e comprovei que vou gastar menos, além de saber a procedência do alimento”, observa.
Outra participante que comemora a conclusão do curso é Adriana Aparecida Camargo. Com três filhos, ela conta que também produzirá uma horta no quintal, para incrementar a alimentação da família. “Eu nunca tinha plantado nada, mas, aprendi tanta coisa que estou confiante e animada para produzir alimentos que antes precisava comprar no supermercado”, conclui.
Está prevista para a última semana de abril, a realização do curso de Paes, Biscoitos e doces. Os interessados em participar devem procurar o sindicato rural de Fátima do Sul. Em 2015, foram realizadas 13 capacitações no município, certificando 164 participantes.