31.1 C
Dourados
quinta-feira, 31 de outubro de 2024
- Publicidade-

Pneu: o item que gira o agronegócio

- Publicidade -

20/04/2016 11h50 – Atualizado em 20/04/2016 11h50

*Por Dirceu Delamuta

Que o Brasil está passando por uma das suas piores crises, não é novidade. Porém, ainda há setores no país batalhando para manter sua produtividade em alta, garantindo assim empregos e a movimentação da economia. As atenções devem se voltar ao agronegócio esse ano: a expectativa para o agronegócio é melhor do que para os outros setores da economia brasileira em 2016, pois o setor deve registrar crescimento. Segundo a Abag (Associação Brasileira de Agribusiness), o PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio deve crescer entre 2% e 2,5%.

Para o segmento de pneumáticos, essa é uma boa perspectiva. Uma parcela importante deste mercado são as máquinas agrícolas, como colheitadeiras e tratores. Segundo dados da Anfavea (Associação de Fabricantes de Veículos Automotores), em março deste ano as vendas desse tipo de veículo cresceram 17% em relação a fevereiro, ou seja, existem máquinas novas e antigas em campo. Tais dados significam mais equipamentos trabalhando e que, futuramente, precisarão de itens de reposição para continuarem executando suas atividades.

O pneu é responsável pela transmissão da energia do motor da máquina para o solo, tornando-se um item de extrema importância para as várias operações realizadas no campo. Com a evolução da tecnologia aplicada nos pneus e a quantidade de opções aumentando no mercado, ficou mais fácil para o produtor escolher o modelo ideal para o maquinário, conforme a necessidade da operação. Ou seja, sem esse importante item, o agronegócio não gira.

É nesse momento de crise que os revendedores de pneus devem aproveitar as oportunidades. Orientar o produtor para realizar uma manutenção adequada, a troca no tempo certo e mostrar qual o melhor produto para o seu trabalho garante que a venda de pneus agrícolas mantenha o setor aquecido. De 25 a 29 de abril ocorre em Ribeirão Preto a Agrishow 2016, uma das maiores e mais completas feiras de tecnologia agrícola do mundo e um dos principais agentes de estímulo ao produtor rural.

Na ocasião, os representantes dos pneumáticos estarão disponíveis para apresentar as novidades voltadas ao agronegócio. Um momento para mostrar como garantir que a lavoura continue movimentando o setor de pneus e garantindo a boa produtividade no campo.
*Dirceu Delamuta é presidente da ABRAPNEUS (Associação Brasileira dos Revendedores de Pneus) e atua há mais de 30 anos no setor automotivo.

Sobre a ABRAPNEUS

A ABRAPNEUS – Associação Brasileira dos Revendedores de Pneus – foi fundada em 1980 com o objetivo de coordenar e defender os interesses e as aspirações econômicas de seus associados frente aos fabricantes e também aos poderes públicos. Também é responsável por promover o entendimento entre as revendas de pneumáticos de todo o território nacional. Em seu portal on-line são disponibilizadas informações específicas sobre o segmento, voltadas tanto para os associados como para os consumidores em geral. A entidade conta com 50 associados pelo País, que representam 70% do mercado de revendas de pneus das linhas leves, pesada e agrícola e reúne cerca de cinco mil pontos de venda e mais de 50 mil colaboradores.

Pneu: o item que gira o agronegócio

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-