25.2 C
Dourados
quinta-feira, 31 de outubro de 2024
- Publicidade-

Produtores mostram como produzir mais leite e com qualidade

- Publicidade -

25/04/2016 11h34 – Atualizado em 25/04/2016 11h34

Em Mato Grosso do Sul, a produtividade de leite por animal por dia é baixa, de 3 a 4 litros/dia. Segundo Orlando Serrou Camy, coordenador do Programa Leite Forte, da Sepaf, o ideal mínimo seria acima de 10 litros/dia. O resultado é que a produção de litros por ano no Estado cresceu pouco: de 480 milhões/ano para 540 milhões ano em um período de dez anos. Segundo Camy, esse pequeno aumento só aconteceu devido aos novos assentamentos rurais formados nessa última década.

Com o propósito de mostrar aos criadores de gado leiteiro de MS que é possível aumentar a produção de leite com tecnologias simples, a Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS) e a Agraer mostrarão no giro tecnológico da 10ª Feira Estadual de Produtos da Agricultura Familiar de MS, que é possível produzir mais leite utilizando tecnologias simples.

Na propriedade do produtor rural Antonio Vian, em Glória de Dourados, MS, cada vaca holandesa em lactação produz acima do ideal mínimo: 18 litros/dia na média anual. Cada vaca girolanda na propriedade do produtor Francisco Rigatto produz 15 litros/dia de leite na média anual – Rigatto ainda reaproveita a para irrigação do pasto a água utilizada para criação de peixes.

Sistemas

Rigatto utiliza sistema de pastejo em piquete rotacionado, com forrageiras adequadas para a alimentação do gado leiteiro: Jiggs, Porto Rico e Mombaça – palatáveis, resistentes ao pisoteio, cobrem bem o solo, de fácil manejo e resistentes a doenças e pragas como a cigarrinha. Para o bem estar do gado, plantou eucalipto para os animais poderem ficar na sombra.

O destaque no sistema utilizado pelo produtor Vian é o fornecimento total de alimento no cocho com capim napier e não no pastoreio direto, sendo tudo mecanizado. O capim napier produz boa quantidade de biomassa e tem uma boa aceitação pelos animais. Com o calor de Mato Grosso do Sul, o gado dá preferência para se alimentar à noite. Por isso, Vian solta o gado durante o dia, que fica à sombra das árvores nativas da propriedade sobre o pasto Porto Rico. Esse pasto, caso os animais queiram pastar, possui qualidade apropriada para alimentação.

Fonte: Cepea, da Esalq/USP

Produtores mostram como produzir mais leite e com qualidade

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-